FEA NUDGE auxilia calouros a superar deficiências

Por Cacilda Luna

 

A transição do ensino médio para o ensino superior nem sempre é fácil. No caso da FEA, por exemplo, onde parte dos cursos requer conhecimentos amplos acerca da matemática, nem todos os alunos ingressantes conseguem acompanhar adequadamente certas disciplinas da grade curricular que exigem esses conhecimentos. Essa é uma das preocupações da instituição que acabou se acentuando a partir de 2018, quando a USP instituiu o sistema de cotas sociais para o ingresso na universidade. Hoje, já temos 50% dos calouros oriundos de escolas públicas ou que integram o grupo PPI (pretos, pardos e índígenas). 

 

Sentindo a necessidade de criar um programa institucional de apoio aos calouros, a Faculdade implantou o programa FEA NUDGE, que auxilia os ingressantes não apenas em matemática, mas também em inglês e redação.  “A FEA  decidiu criar uma estrutura de apoio visando ajudar esses alunos a superar essas deficiências, ajudar no desenvolvimento profissional e a fazer essa transição do ensino médio para o superior, melhorando dessa forma a gestão da vida acadêmica”, disse o coordenador do programa, o professor Sérgio Almeida de Sousa, durante as boas-vindas aos novos alunos.  

 

Mas o que está por trás do conceito NUDGE? Conhecida também como a “teoria do incentivo”, a palavra NUDGE na verdade é um conceito recente dentro da economia comportamental, que procura oferecer melhores resultados através da união da economia com a psicologia. Ao falar sobre o programa instituído pela FEA, o professor Sérgio Almeida definiu o termo como um “empurrãozinho”. A ideia, segundo o docente, é impulsionar e dar acolhimento aos estudantes de graduação não apenas no início do curso, mas de forma permanente. 

 

O FEA NUDGE é dividido em três pilares: “Acolhimento”, “Acompanhamento” e “Suporte”. O Acolhimento é um conjunto de cursos de “nivelamento” em três áreas consideradas fundamentais: Matemática, Inglês Instrumental e Redação. Os conteúdos visam revisitar conteúdos pré-universitários desses tópicos e ajudar os participantes a eliminar possíveis deficiências de conhecimento em assuntos que serão essenciais para o acompanhamento dos cursos da FEA. O curso de Nivelamento de Matemática teve início nesse primeiro semestre e tem o patrocínio do Fundo Patrimonial FEAUSP. 

 

Nos próximos meses, a FEA introduzirá os cursos de Inglês Instrumental e de Redação. O curso de Inglês Instrumental, de acordo com o professor Sérgio Almeida, não é um curso tradicional, mas um curso mais compacto voltado para auxiliar o aluno no acompanhamento de textos técnicos, escritos em língua inglesa, que irão aparecer com muita frequência ao longo da graduação. Já o curso de Redação auxiliará o estudante não apenas na formatação de um texto, mas na apresentação de trabalhos acadêmicos. 

 

O módulo Acompanhamento consistirá em uma semana de eventos, chamada de “Semana Nudge”, a ser realizada uma vez por semestre. Nessa semana serão promovidos workshops, mini-cursos, palestras e seminários, além de uma feira com a participação de patrocinadores e colaboradores, que divulgarão produtos, serviços, ideias e oportunidades de recrutamento.  

 

Por fim, o terceiro módulo – Suporte – é uma espécie de programa de tutoria, que trará monitores para disciplinas onde se identifica um índice de reprovação maior, ou seja, onde existam pontos críticos. “A ideia é utilizar nossos alunos de pós-graduação para auxiliar os professores a focarem mais no detalhamento e melhorar a parte didática do conteúdo”, explicou Sérgio Almeida. As bolsas de tutoria serão financiadas com recursos do programa. Elas serão direcionadas para estudantes motivados e com ótima performance acadêmica rigorosamente selecionados pelos cursos de pós-graduação da FEA. 

 

A identidade visual do FEA NUDGE passou por uma votação dos alunos e foi definida no final de abril. A identidade foi uma doação da agência "Future Brand". Segundo Sérgio Almeida, a identidade reflete os valores e objetivos da marca, melhorando o reconhecimento e a experiência de seus pontos de contato.

 

 

Data do Conteúdo: 
Segunda-feira, 7 Junho, 2021

Departamento:

Sugira uma notícia