Matrícula

De acordo com o Regimento de Pós-graduação da USP, em seu Art. 40, o(a) estudante de Pós-graduação deve sempre efetuar sua matrícula regularmente, em cada período letivo, nas épocas e prazos fixados pela FEA, em todas as fases dos seus estudos, até a obtenção do título de Mestre ou Doutor. 

Ainda de acordo com o Regimento, em seu Art. 42: "É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo".

Matrícula de Acompanhamento

Todos o(a)s estudantes que não cursarão disciplinas no semestre, seja por terem concluido seus créditos, ou mesmo por possuírem prorrogação de prazo para depósito, deverão efetuar sua "Matrícula de Acompanhamento" no mesmo período de matrícula informado, através do sistema Janus.  Esta matrícula visa confirmar e registrar a continuidade de seu vínculo com seu Programa.

De acordo com o Regimento de Pós-graduação, em seu Art. 49, II, poderá ser desligado(a) o(a) estudante que: "(...) não efetuar a matrícula regularmente em dois períodos letivos consecutivos dentro do prazo previsto no calendário escolar fixado pelo CoPGr (...)"

Retificação de Matrícula

Ao longo da primeira semana de aula de cada semestre ocorre a chamada "Retificação de Matrícula",  período no qual é possível incluir disciplinas em sua grade horária. 

  • Para realizar a solicitação é necessário enviar, para a Secretaria de Pós-graduação da FEA, através do sistema Janus, na guia de "Requerimentos", escolher na nova página "Outros Assuntos" e anexar:
    - o Formulário de Retificação de Matrícula preenchido e assinado com as autorizações* do(a) orientador(a) e do(a) docente ministrante da disciplina, seja da FEA ou de outra unidade da USP. Essas autorizações devem ser enviadas junto ao pedido, seja através de assinatura no formulário (eletrônica ou digitalizada) ou ainda em e-mail enviado diretamente a você e também anexado ao mesmo pedido no sistema Janus.
    - somente para incluir a "Matrícula de Acompanhamento" ou matrículas nas disciplinas de Monitoria Didática é suficiente enviar a autorização de seu(sua) orientador(a), através do mesmo procedimento descrito acima.

*ATENÇÃO*: não são aceitos pedidos de Retificação sem as autorizações necessárias.

Cancelamento de Matrícula

Todo cancelamento de matrícula deve ser feito através do Sistema Janus. O prazo para solicitar esse pedido varia de acordo com a disciplina, seja da FEA ou de outras unidades da USP, e está disponível no Janus para consulta.

Atenção: após realizar o pedido no sistema Janus, um e-mail automático de aviso é enviado ao(à) orientador(a) para aprovação. Enquanto o(a) docente não aprova, sua matrícula ainda não aparecerá como "Cancelada" em sua Ficha de Aluno(a).

Caso o(a) orientador(a) não se manifeste, o cancelamento será aprovado automaticamente ao final do prazo de pedido de cancelamento da disciplina.

Recomendamos que, quando necessário, o cancelamento seja solicitado o mais brevemente possível, e que acompanhe este processo até o registro no sistema Janus, para evitar contratempos!