Transferência de Orientador

De acordo com o Regimento de Pós-graduação da Universidade, em seu Art. 75: "O candidato ao título de Mestre ou de Doutor deve escolher um orientador, mediante aquiescência deste, de uma relação organizada anualmente pela CCP". 

E ainda, em seus § 1º, que: "Os alunos de Mestrado ou Doutorado deverão estar vinculados a um orientador durante todo o período do curso." e § 2º: "É vedado que parente em linha reta ou colateral até o quarto grau seja orientador de aluno."

Orientação Acadêmica e Definitiva

O(a)s ingressantes podem permanecer inicialmente sob a orientação acadêmica do(a) Coordenador(a) de Programa. Esse tipo de orientação deverá ser limitado ao prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias e não será considerada no limite máximo de alunos do Coordenador. 

  • Para solicitar a inclusão de sua orientação definitiva sem utilizar o prazo de Orientação Acadêmica, entregue para a Secretaria de seu Programa o Formulário de Aceitação do Orientador preenchido e assinado pelo(a) orientador(a) escolhido(a), junto aos seus documentos pessoais na primeira matrícula;
     
  • Para solicitar a inclusão de sua primeira orientação definitiva, durante o prazo de Orientação Acadêmica, entregue para a Secretaria de seu Programa o Formulário para transferência de orientador - Orientação Definitiva preenchido e assinado pelo(a) orientador(a) escolhido(a); 

Troca de Orientação

O Regimento de Pós-graduação da USP, em seu Art.77, faculta ao(à) estudante a possibilidade de mudança de orientação a qualquer tempo de seu curso, desde que com anuência do(a) orientador(a) atual e do(a) novo(a) orientador(a), a depender da análise e aprovação da CCP de seu Programa.

Coorientação

A função da coorientação é complementar a atuação do(a) orientador(a) na orientação do(a) aluno(a) de Pós-Graduação. É possível solicitar coorientação de docentes da FEA, da USP ou mesmo doutore(a)s não vinculado(a)s à Universidade.

A documentação necessária para solicitar a inclusão de coorientador(a), que deve ser encaminhada à Secretaria de seu Programa, é a seguinte:

Cada Programa tem prazos e critérios estabelecidos para aceitação do cadastro de coorientação, lembramos que este prazo não é somente para realizar o pedido, mas sim, para realização da solicitação e a análise do mesma pela CCP de seu Programa e pela CPG.

Prazo
(em meses a contar da Primeira Matrícula no Janus)

Curso

Programa
AdministraçãoControladoria e Contabilidade

Economia
(ingressantes até 2019)

Economia
(ingressantes a partir de 2020) 

Mestrado24152221
Doutorado38363838
Doutorado Direto42-4848

.

Orientação Específica

A orientação específica é a escolhida pelo(a) estudante para cadastro de de doutor(a) não credenciado(a) junto ao Programa no qual o(a) aluno(a) está matriculado(a), doutor(a) que pode ser da própria FEA, da USP ou externo(a) à Universidade. 

A documentação necessária para solicitar a inclusão de orientador(a) específico(a), que deve ser encaminhada à Secretaria de seu Programa, é a seguinte:

Cada Programa tem os próprios critérios estabelecidos para aceitação do cadastro de orientação específica, que também  estão sujeitas à análise pela CCP e pela CPG. Para maiores detalhes, consulte o Regulamento de seu Programa.

Vagas de Orientação

Cada Programa tem um limite de orientações possíveis, conforme o quadro abaixo e seus respectivos Regulamentos linkados. Para consultar quais docentes possuem vagas, por favor, consulte a Secretaria de seu Programa ou também o(a) docente que tenha interesse na orientação.

Vagas de Orientação
(somente para docentes com credenciamento pleno no Programa)

Tipo

Administração (XI.7)Controladoria e Contabilidade (XI.9)

Economia
(X.2)

Mestrado Profissional em Empreendedorismo
(XI.4)

Orientação Plenaaté 08até 0806até 10
Coorientaçãoaté 03até 03até 03até 05
Máximo Totalaté 08 orientações plenas e
até 03 coorientações
até 08 orientações plenas e
até 03 coorientações
até 06 orientações plenas e
até 03 coorientações
até 10 no total

 

Vagas de Orientação
(para docentes externos ao Programa)

Tipo

Administração
(XI. 7)
Controladoria e Contabilidade 
(XI.14)

Economia 
(X.8.2)

Orientação Específicaaté 02até 03, não cumulativa com coorientação

até 02 de Mestrado e/ou 01 de Doutorado

Coorientação

somente 01, não cumulativa

até 03, não cumulativa com orientação específicasomente 01, não cumulativa