Reconhecimento e Equivalência de Títulos obtidos no Exterior e 2ª via de Título obtido na USP

Reconhecimento e Equivalência de Títulos de Pós-graduação obtidos no Exterior são solicitações diferentes e, por isso, possuem exigências e procedimentos diferentes.

Seu Diploma de Pós-graduação obtido na Universidade de São Paulo é um documento único, as solicitações de 2ª via são excepcionais e, por isso, possuem exigências e procedimentos específicos, não sendo de emissão simples, nem trivial. Caso você tenha concluído seu curso de Pós-graduação a partir de 2014, é possível ter acesso ao diploma virtual ao fazer cadastro na plataforma AlumniUSP.

Os requisitos e documentos necessários para cada solicitação são descritos abaixo:

Reconhecimento de Título

De acordo com o Regimento de Pós-graduação da USP são suscetíveis de reconhecimento pela USP os títulos ou certificados que correspondam aos cursos de Pós-Graduação por ela oferecidos. Este processo é realizado através da Secretaria Geral da USP e pode ser feito online ou presencialmente.

A documentação solicitada, os prazos e procedimentos necessários para dar entrada em seu pedido, podem ser consultado aqui.

Equivalência de Título

De acordo com o Regimento da Pós-Graduação da USP, a equivalência de Títulos de Mestrado e Doutorado obtidos no exterior tem validade exclusivamente no âmbito da USP
Somente é possível realizar esta solicitações quando em alguma destas condições:

  • Docente ou pesquisador(a) da USP ou pretenda nela ingressar;
  • Aluno(a) do curso de Doutorado Direto e solicitar a equivalência do título de Mestre(a) objetivando a passagem para o Doutorado e a contagem de créditos;
  • Candidato(a) a concurso de livre-docência no âmbito da USP e solicitar a equivalência do título de Doutor;
  • Candidato(a) a concurso de professor(a) titular no âmbito da USP e solicitar a equivalência do título de Doutor.

Para solicitação de Equivalência de Título de Pós-graduação, é necessário entregar o Requerimento de Aceitação de Equivalência à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP, junto à  cópias da documentação descrita aqui (Art. 100, itens I até V) apresentando a documentação original para conferência, sem a necessidade de pagamento de quaisquer taxas.

*Atenção*

A análise será realizada com base em pareceres circunstanciados emitidos pela CCP, a documentação apresentada, levando em conta a qualificação da instituição, o mérito das atividades acadêmicas e da dissertação ou da tese.

  • No caso de título de Mestre obtido em instituição que comprovadamente não exija a apresentação e defesa de dissertação, o conjunto das atividades acadêmicas documentadas deverá ser avaliado quanto ao mérito, em pareceres circunstanciados.
  • No caso de título de Doutor obtido em instituição que comprovadamente não exija créditos em disciplinas e atividades acadêmicas formais, a decisão dependerá da análise do mérito da tese, que será objeto de pareceres circunstanciados.

Os títulos de Mestre e de Doutor, obtidos no Brasil, sem validade nacional, não são aceitos na USP.

Expedição de 2ª via de Diploma e Histórico

A solicitação de 2ª via de Diploma poderá ser feita em casos de modificação de dados de registro civil, extravio, dano ou destruição da 1ª via.
A documentação a ser entregue é a seguinte:

Documentos a serem anexados ao pedido:

  • Em caso de extravio ou destruição completa: comprovação da publicação da comunicação do extravio do diploma, em órgão de imprensa de grande circulação do Município de São Paulo, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias em relação à data da entrega e à data do pedido;
  • Em caso de diploma danificado ou alteração de registro civil,  anexar o diploma original, no estado em que se encontra.
     
  • Em todas as situações, apresentar os originais e cópias simples (frente e verso):
    - Comprovante de pagamento de 2ª via de registro (R$ 150.00);
    *Observação: o pagamento deverá ser feito na tesouraria da FEA/USP através da conta no Banco do Brasil:  Agência 7009-2, C/C: 130238-8 e CNPJ 63.025.530/0012-67.
    Carteira de identidade (RG);
    - Certidão de nascimento ou casamento,
     

A emissão da 2ª via de diplomas é regulamentada pela Resolução 5930, de 11/01/2011.

2ª Via do Histórico Escolar

O pedido de 2º via de Histórico Escolar da Pós-graduação deverá ser direcionado ao Presidente da Comissão Pós-graduação da FEA. Não é exigido qualquer pagamento de taxa para esta solicitação. 

Esta solicitação deverá ser direcionada ao Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA através de Requerimento preenchido e entregue à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP, 2º andar do FEA-05, sala 213, dentro do horário de atendimento ao público. Após o recebimento do pedido, este é encaminhado à reunião da Comissão de Pós-graduação e somente após a aprovação é emitida a 2ª via, o prazo para atendimento pode variar dependendo da proximidade da reunião da Comissão e a entrega de seu pedido.

Verificação Acadêmica e Autenticidade de Diplomas

A Universidade disponibiliza a plataforma Netuno para consulta de titulados, a partir de 1989, nos cursos de graduação e pós-graduação (somente mestrado e doutorado).
Para consulta pública, acesso é disponibilizado clicando aqui.

  • Caso precise de um certificado de autenticidade de seu diploma, com o mesmo em mãos, acesse este link.
     

Reconhecimento de Diploma USP no exterior

Para países signatários da Convenção da Apostila de Haia, assim como o Brasil, é possível que haja procedimento simplificado do reconhecimento de diplomas da USP.
Por favor, consulte a Instituição de Ensino de seu interesse, para saber se existe tal possibilidade.

Este apostilamento é um processo administrativo realizado por Cartórios de Registro de Títulos e Documentos, na cidade de São Paulo o endereço para tal é este:

Equivalência de Conceitos e Notas

De acordo com o Regimento de Pós-graduação, em seu Art. 67, a USP utiliza escala qualitativa de avaliação na pós-graduação através dos seguintes conceitos:
A – Excelente, com direito a crédito;
B – Bom, com direito a crédito;
C – Regular, com direito a crédito;
R – Reprovado, sem direito a crédito;
T – Aprovado em disciplina cursada fora da USP.

Sabendo que a equivalência nem sempre é aceita em Universidades no exterior, por utilizarem avaliação quantitativa, a Pró-Reitoria de Pós-graduação propôs a equivalência de conceitos em notas, através de uma Declaração Unificada.