Mestrado - Escolha sob incerteza axiomática: uma história de Theory of Games de von Neumann e Morgenstern

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
17/06/2019 - 09:00 até 12:00

Marcos Thiago Graciani

Orientador: Prof. Dr. Pedro Garcia Duarte

Comissão: Profs. Drs. Catherine Sophia Herfeld, Marcos Yamada Nakaguma e Roberta Muramatsu

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

Esta dissertação estuda a recepção imediata do Theory of Games and Economic Behavior, de von Neumann e Morgenstern. Seu foco reside em como economistas (e outros cientistas, tais como matemáticos) reagiram à axiomatização da teoria de utilidade esperada composta por von Neumann e Morgenstern. Tal estudo se vale de resenhas do Theory of Games, artigos autorados por leitores proficientes em matemática que seguiram a deixa dos autores de axiomatizar teoria de escolha sob incerteza e, por fim, artigos cujas citações incluem trabalhos destes leitores habilidosos. Há três conclusões principais. Primeiro, para entender a história de recepção do Theory of Games, é importante considerar que fontes secundárias agiram como disseminadores de premissas, resultados e o próprio método do Theory of Games. Segundo, muitos leitores capazes refletiram sobre o livro de von Neumann e Morgenstern. A maioria dos que usaram tal literatura a fizeram de acordo com o método axiomático, citanto aqueles artigos para reproduzir ou adaptar hipóteses. Dentre os que os citaram para aplicar seus resultados diretamente usaram ferramentas matemáticas menos sofisticadas e não tinham como objetivo a produção de demonstrações formais, em geral. Terceiro, enquanto o axioma de independência é uma condição necessária para a teoria de utilidade esperada, economistas tiveram dificuldades em compreender como von Neumann e Morgenstern usaram-no. Não estava claro para eles onde o Theory of Games o havia escondido. Uma vez que os economistas descobriram o axioma, não encontraram uso imediato para ele.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos