Grupos de pesquisa


De acordo com o CNPQ, principal órgão de formulação de políticas de incentivo e fomento à pesquisa no Brasil: 

"O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

- cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
- no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
- cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);
- e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes."

No PPGCC, os grupos ativos de pesquisa são os seguintes:

Contabilidade-USP

Pesquisa e desenvolvimento de estudos relacionados a aspectos de identificação, mensuração e divulgação de informações contábeis. Abrange aspectos de contabilidade societária, balanço social (incluindo DVA) e efeitos da variação de preços nas demonstrações contábeis.

Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP)

Este grupo de pesquisas apoia-se na Contabilidade como método milenar para registrar o meio ambiente como uma nova entidade distinta das pessoas jurídicas, das pessoas físicas e dos governos e envida esforços para mensurar e avaliar os serviços socioambientais e as externalidades. Por envolver aspectos multidisciplinares, é composto de pesquisadores de diversas áreas e com um propósito comum: contribuir para o desenvolvimento sustentável, da comunidade civil, dos governos e do planeta como um todo, por meio de ações economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e culturalmente compartilhadas. Contribui com a comunidade científica por adotar uma linguagem padrão na atualidade (econômico) integrada com as demais áreas de conhecimento que envolvem as questões de sustentabilidade e mudanças climáticas. E tem como principais públicos alvos os grandes atores (empresas e governos) que poderão promover mudanças significativas e grande escala nos atuais modelos de extração-produção-distribuição-consumo-descarte.

Grupo de Estudos de Tecnologia da Educação na Contabilidade - GETEC

Integração com linha de pesquisa do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Ambiente para desenvolvimento de pesquisas de graduação e pós-graduação com a geração de trabalhos, artigos e soluções aplicadas relativas às tecnologias e suas aplicações na contabilidade, inclusive no ensino de contabilidade. Reuniões semanais para acompanhamento de periódicos relacionados ao tema central do grupo (Literature Scanning). Oferecimento de subsidios a disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP (Mestrado e Doutorado). Suporte a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação do EAC/FEA/USP, por meio de intercâmbios (e.g., projeto FIPSE/CAPES com UIUC/USA, UMN/USA e UnB/BR de 2008 a 2013). Abriga pesquisadores envolvidos com Projetos Financiados (inclusive do CNPq).

Grupo de Estudos e Pesquisa em Finanças - USP

Estudar temas de pesquisa em Finanças que estejam alinhados aos interesses dos membros do grupo, manter os pesquisadores atualizados quanto às publicações mais recentes nos periódicos de primeira linha, conduzir projetos de pesquisa, e desenvolvimento de parcerias para pesquisas em coautoria.

Núcleo FEA de Pesquisa em GÊNEro, RAça e Sexualidade
(FEA Research Group in GENder, RAce & Sexuality) - GENERAS

Visa analisar a presença diferenciada dos gêneros em diferentes áreas do conhecimento científico, buscando identificar fatores que sirvam como barreiras e impulsionadores. Pesquisas e iniciativas para compreender as relações de gênero e raça no contexto do ensino superior no Brasil, notadamente no contexto da Universidade de São Paulo. Desenvolver pesquisas e iniciativas voltadas a apoiar a criação e gestão de negócios com o suporte da tecnologia contábil. Investigação sobre a atuação do profissional de Contabilidade como consultor. Foco especial de atenção será dado ao empreendedorismo não tradicional, quer seja aquele preponderantemente feminino, quer englobando os negócios sociais e culturais.

Práticas de Mensuração de Desempenho e Controle Gerencial

O grupo desenvolve projetos de pesquisa com foco no papel da informação contábil para os propósitos de mensuração de desempenho e controle gerencial.

Grupo de Pesquisa em Ciências Atuariais

O Grupo é formado por docentes do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, bem como seus discípulos. O objetivo é desenvolver estudos de temas importantes das Ciências Atuariais. Em particular é dada ênfase às áreas de Previdência, Saúde e Seguros (vida e não-vida). Os integrantes têm apresentado trabalhos em congressos no Brasil e no exterior, com destaque para os eventos organizados pela International Actuarial Association. Também têm publicado vários artigos em periódicos de destaque. Os membros do grupo, com base no conhecimento acumulado em suas atividades de pesquisa participam do debate sobre políticas públicas, com dezenas de participações na mídia, sendo destacados temas na área previdenciária e de saúde.

Modelos Multivariados Aplicados às Ciências Sociais

Publicação de artigos que utilizam modelos multivariados aplicados às áreas das ciências sociais em congressos e revistas nacionais e internacionais. Elaboração de dissertações e mestrado e teses de doutorado que utilizam técnicas multivariadas voltadas à tomada de decisão. Utilização das técnicas estatísticas multivariadas em projetos de iniciação científica. Elaboração e constante atualização da coleção de livros "Análise de Dados", publicados pela Ed. Elsevier, em que um deles foi finalista do prêmio Jabuti 2010 na área de Economia, Administração e Negócios.

 

Laboratório de pesquisa sobre práticas gerenciais

Num ambiente com volatilidade como o caso brasileiro, os conhecimentos proporcionados pela pesquisa podem proporcionar impactos altamente relevantes nas organizações à medida que os gestores possam desenvolver suas atividades com maior assertividade ao entender o que se constitui em normalidade, em função do estágio organizacional vivenciado e aquilo que pode ser aperfeiçoado simplesmente. Ao entender e gerenciar as mudanças organizacionais por meio de mecanismos de controle gerencial as organizações podem proporcionar melhores condições de atuação, afetando condições de crescimento e, com isso aumento do próprio emprego.

 

Grupo de Pesquisa em Finanças e Risco da FEA/USP - RiskFinLab

O objetivo do laboratório é gerar conhecimento nas áreas de finanças corporativas, contabilidade financeira e atuária. Atualmente, o laboratório se dedica a geração de três produtos principais, podendo ser agrupados em: 1) Artigos científicos, artigos técnicos e livros didáticos; 2) Bases de dados para pesquisa; e 3) Workshops de temas variados em finanças para alunos da FEA/USP e de outras universidades. Os produtos gerados pelo laboratório no formato de artigos científicos são publicados em Congressos e Revistas renomadas da área. Os artigos técnicos são publicados na página do laboratório no facebook (@riskfinlab). Além de livros e artigos, o grupo de pesquisa se dedica a geração de bases de dados que são disponibilizadas gratuitamente no portal do grupo, com o intuito de auxiliar pesquisadores de todo país suprindo dados para pesquisa, cumprindo a sua missão de gerar conhecimento na área.