Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente obrigatório para conclusão da Graduação no Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da FEA/USP e obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis ou Bacharel em Ciências Atuariais.

Acredita-se que a fase de elaboração do trabalho de conclusão contribua de forma significativa para a formação do aluno, permitindo aprofundar conhecimentos em determinada área de interesse, bem como o desenvolvimento de importantes competências ao longo da execução do trabalho, complementando sua formação acadêmica e preparo para a atuação profissional.

No Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é realizado de forma individual e sua estrutura segue o formato de um artigo científico, conforme requerido para apresentação em congressos e simpósios ou submissão para periódicos acadêmicos (revistas).

Considerando o formato exigido, alternativamente, caso o aluno tenha publicado um artigo científico em congressos ou revistas da área durante o curso, poderá substituir a entrega do TCC pelo artigo publicado. A mesma regra é válida para alunos que realizaram Iniciação Científica ao longo da graduação, com ou sem bolsa, e obtiveram Certificado de Conclusão da Iniciação Científica emitido pela Comissão de Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária da FEA/USP (CPq/CCEx).

Para mais informações, acesse aqui o Manual de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do EAC: