Perguntas Frequentes

1) Qual é o objetivo do período de retificação de matrícula?
R: Permitir que o aluno regularize sua matrícula nas disciplinas em que não teve acesso em nenhuma das interações (exemplos: matrículas fora do período; matrículas em disciplinas de outros departamentos da FEA (EAD/EAE) e nos casos em que o resultado de reprovação em disciplina requisito é divulgado após o período regular de matrícula).
2) Qual é o número de créditos da disciplina “X”?
R: A Estrutura Curricular, disponível na página do departamento e no Sistema Júpiter, apresenta a carga horária e o número de créditos total (crédito-aula + crédito-trabalho) de cada disciplina.
3) Qual a Estrutura Curricular a que estou subordinado? (A qual estrutura curricular estou vinculado?)
R: Para cada aluno, a estrutura curricular válida é aquela em vigor em seu ano de ingresso acrescida das alterações que venham a ocorrer, desde que estas não impliquem aumento do tempo ideal para conclusão do curso definido pela estrutura curricular de seu ano de ingresso (Conselho de Graduação, ementa nº1, de 18/02/1999). 

4) Os créditos-trabalho de uma disciplina contam para o cômputo do total de créditos para a minha colação de grau? 
R: Sim, tanto os créditos-aula como os créditos-trabalho são somados para determinar o cumprimento do total de créditos exigidos para a colação de grau.
5) É possível substituir uma disciplina em que se pediu matrícula anteriormente?
R: Apenas no período regular de matrícula (durante as interações) e no período de retificação, de acordo com critérios preestabelecidos pelo Departamento responsável pelo seu Curso.
6) Qual é o prazo para o pedido de trancamento de uma disciplina específica?
R: Em geral, na metade do semestre. Essa data é informada no Calendário Escolar de cada ano. Verificar com o Serviço de Graduação da FEA.
7) Quantas disciplinas posso cursar fora do período em que estou matriculado? 
R: No Departamento de Contabilidade e Atuária, a matrícula nas disciplinas fora de período regular, somente serão autorizadas se forem atendidos os critérios abaixo:
 - Se existir vaga na disciplina que não ultrapasse o número de vagas determinado no semestre de matrícula para as turmas;
 - Se o aluno, no semestre anterior à solicitação de matrícula fora de período, NÃO efetuou trancamento parcial de matrícula e NÃO reprovou por frequência em nenhum tipo de disciplina (obrigatória, eletiva, livre, estágio, TCC etc.). Ver Portaria FEA-45/2007;
 - Limite de Obrigatórias: Somente será autorizada a matrícula em até 02 (duas) disciplinas fora de período, se o aluno estiver matriculado em seu período regular em número de créditos equivalentes ao seu pedido;
 - Limite de Optativas Livres do EAC: Não há limite, desde que esteja matriculado em, no mínimo, 04 (quatro) créditos em seu período regular.
8) Quantos créditos devo cursar para obter o diploma?
R: No Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC), as estruturas curriculares podem ser revisadas sempre que necessário, podendo ocorrer a alteração de número de créditos das disciplinas, sem que haja alteração na carga horária total do curso. Assim, o aluno deverá acompanhar a estrutura curricular vigente e cumprir todas as disciplinas obrigatórias, independentemente do número de créditos; em relação as disciplinas optativas, o aluno deve cursar um número de disciplinas que totalizem o número de créditos exigidos pela estrutura curricular.
9) Posso incluir em meu histórico escolar disciplinas cursadas em outras organizações escolares?
R: Apenas disciplinas cursadas em Instituições de Ensino Superior, inclusive do exterior, podem ser incluídas em seu histórico escolar. Para tanto, é necessário requerer Aproveitamento de Estudos (AP). Este deve ser acompanhado dos programas oficiais das disciplinas cursadas em outra unidade de ensino, e histórico escolar contendo carga horária e nota final. Dependendo da disciplina, conteúdo programático e carga horária, o AP pode se dar como disciplina obrigatória, eletiva ou livre. De maneira geral, a solicitação é encaminhada ao professor da área para dar parecer que pode gerar como resultado: deferimento, indeferimento, ou ainda a solicitação de realização de prova. Verificar processo com o Serviço de Graduação da FEA.
10) Posso mudar de turma?
R: Apenas no período regular de matrícula (durante as interações) e no período de retificação, de acordo com critérios preestabelecidos pelo Departamento responsável pelo seu Curso.
11) Posso cursar uma disciplina que exige pré-requisito, tendo sido reprovado neste?
R: Não, a menos que se configure a situação de “requisito fraco”, ou seja, o aluno tenha sido reprovado no(s) requisito(s) com reprovação apenas por nota (ou seja, o aluno atendeu a frequência mínima de 70%), e com a nota entre 3,0 e 4,9 (ver Resolução CoG No. 4076/1994).
12) Como aluno da USP, como posso me matricular em disciplinas do Departamento de Contabilidade e Atuária como optativas livres?
R: O aluno pode requerer a matrícula via Sistema Júpiter Web, em período determinado pelo calendário acadêmico, divulgado no próprio Sistema Júpiter Web e no site da Pró Reitoria de Graduação
13) Como aluno da FEA, do Departamento de Contabilidade e Atuária, posso me matricular em disciplinas do EAD e EAE, como optativas livres?
R: Sim, no período de retificação, determinado pela Comissão de Graduação, via sistema próprio da FEA. As solicitações serão analisadas pela Coordenação de Graduação responsável pela disciplina solicitada.
14) Como posso inscrever-me como aluno especial?
R: Verificar processo junto ao Serviço de Graduação da FEA.
15) Como aluno de faculdade particular de Ciências Contábeis ou Ciências Atuariais, posso requerer transferência?
R: Essa oportunidade, denominada “transferências externas” pode ocorrer se após os trâmites das transferências internas à FEA e à USP ainda restar alguma vaga remanescente.
16) Como aluno graduado de nível superior, posso requerer matrícula na FEA?
R: Essa oportunidade, denominada “transferências externas” pode ocorrer se após os trâmites das transferências internas à FEA e à USP ainda restar alguma vaga remanescente.