Contecsi-USP apresenta tecnologia que auxilia combate à corrupção

Conhecida por Auditoria Contínua, a tecnologia que efetua análises contínuas sobre transações de uma instituição para detectar irregularidades como transações ilegais ou estranhas às normas e leis, quebra de controles e fraudes, será apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP), no próximo dia 2 de junho, durante a realização do 36º WCARS (Simpósio Mundial de Auditoria Contínua de Sistemas), evento associado ao 13º CONTECSI-USP (International Conference on Information Systems and Technology Management), que acontece de 1 a 3 de junho, sob a organização geral do professor Edson Luiz Riccio (FEAUSP).

“A Auditoria Contínua utiliza software próprio para fazer a varredura dos tipos de transações que se pretende analisar, executa a extração das transações diretamente dos bancos de dados da instituição e efetua a análise do comportamento desses dados. Como resultado, indica as transações suspeitas de conter irregularidades”, afirma o professor Edson Luiz Riccio, especialista em sistemas de informações de negócios e gestão internacional. Segundo ele, a decisão de quais transações ou controles monitorar é feita pela instituição com base em uma classificação de riscos potenciais inerentes às transações típicas da organização, seja ela pública ou privada.

O 36º WCARS terá a presença do professor Miklos Vasarhelyi (Rutgers University - EUA), o maior especialista em Auditoria Contínua dos Estados Unidos. O evento reunirá acadêmicos e profissionais para discutir como a Auditoria Contínua poderá auxiliar nos aspectos relevantes das leis anticorrupção brasileiras, o cenário mundial de implementação da Auditoria Contínua e casos práticos de Auditoria e Monitoramento nas empresas.

CONTECSI

Mais importante evento anual com foco em sistemas de informação, tecnologia da informação e ciência da informação, o CONTECSI reúne acadêmicos e profissionais envolvidos na pesquisa e na contribuição dessas áreas para a gestão eficaz das instituições públicas e privadas. Durante três dias (1 a 3 de junho), na FEAUSP, cerca de 300 trabalhos do Brasil e do exterior serão apresentados e discutidos em 58 sessões temáticas, além de consórcios doutoral e mestral, e sessões de pôsteres. Estarão presentes especialistas do Brasil, Espanha, EUA, Itália, Portugal, África do Sul, México, Argentina e Coreia do Sul.

O CONTECSI apresenta diversos painéis e simpósios. Entre os temas abordados, destacam-se as novidades em automação aplicadas a cidades inteligentes como mobilidade urbana, controles e logísticas; os efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos; as implicações do uso da tecnologia na educação dos jovens; e tecnologias para a detecção de fraudes e corrupção.

Para realizar inscrições e ver a programação completa do evento é só acessar o site:

http://www.contecsi.fea.usp.br/

Serviço:

13º CONTECSI USP – International Conference on Information Systems and Technology Management
Data: 1 a 3 de junho de 2016
Horário: 9h às 18h
Local: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – São Paulo
Auditório FEA-5

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais informações à imprensa:

FEAUSP – Comunicação e Desenvolvimento
Contato: Cacilda Luna
E-mail: imprensafea@usp.br
Tel.: (11) 3091-5813

Data do Conteúdo: 
quinta-feira, 19 Maio, 2016

Departamento:

Sugira uma notícia