Impacto na sociedade

O PPGA exerce relevante impacto na sociedade e comunidade acadêmica por meio de vários canais: sua produção intelectual pura e aplicada, suas parcerias nacionais e internacionais e suas ações de nucleação.

A produção dos docentes em revistas de prestígio nacional e internacional tem aumentado ao longo dos anos e promovido um aumento significativo na citação dos docentes e no impacto medido por indicadores como o h-index do Google Acadêmico, H-index Scopus e H Spell da ANPAD. Além disso, docentes do PPGA têm sido frequentemente mencionados e entrevistados em diversos tipos de mídia (TV, rádio, jornais e revistas).

Como instituição de ensino, pesquisa e extensão financiada com recursos públicos, a grande preocupação do PPGA tem sido a de retribuir à sociedade os investimentos realizados. Essa retribuição não se limita apenas à oferta gratuita de seus cursos de Mestrado e Doutorado, mas também a ações de solidariedade, especialmente na nucleação de outros programas de pós-graduação em regiões consideradas prioritárias. Este é o caso do atual DINTER que o PPGA desenvolve com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Além de pesquisas que poderiam ser classificadas como “puras” e sem a intenção de implementação imediata, pesquisas aplicadas desenvolvidas por seus docentes geram relevante impacto econômico em setores considerados estratégicos como, por exemplo, o setor de energia elétrica (em projetos de pesquisa & desenvolvimento regulados pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica) e financiados por empresas privadas do setor. Outro conjunto de pesquisas aplicadas é financiado pela Caixa Econômica Federal.

Com relação à internacionalização, o PPGA continuou investindo e incentivando o intercâmbio de docentes e discentes para a realização de pesquisas e publicações de classe mundial. O PPGA possui hoje mais de um terço das disciplinas regulares em inglês e criou cursos concentrados ministrados por professores estrangeiros e que foram oferecidos paralelamente aos principais eventos do Departamento de Administração, o já tradicional SemeAd e o novo SciBiz. O aumento de disciplinas em inglês gerou, como resultado, um aumento no número de alunos estrangeiros nas disciplinas do PPGA. Do outro lado, além de receber alunos estrangeiros, o PPGA também enviou vários alunos para o desenvolvimento de estágios fora do Brasil. Outras atividades de internacionalização que se destacam no PPGA incluem: Desenvolvimento de projetos de pesquisa internacionais sob coordenação ou participação de docentes do PPGA; Participação de docentes do PPGA como professores visitantes em universidades internacionais; Participação de docentes do PPGA em programa de pós-doutoramento; Participação de docentes do PPGA em bancas de defesa no exterior; Participação de docentes do PPGA em comissões de associações internacionais; Participação de docentes do PPGA no corpo editorial de diversos periódicos internacionais; entre outras atividades.

No que diz respeito às atividades de nacionalização (inserção local, regional, nacional), o PPGA valoriza as ações de parcerias com outras instituições e programas de pós-graduação. Nesse contexto, destacam-se as parcerias realizadas por meio de convênios de cooperação firmados entre o PPGA da FEA-USP e outros Programas nacionais como os da FGV/EASP, UNINOVE, USCS, UPM – Mackenzie, ESPM e FEI. Destaque-se, também, o DINTER atualmente sendo realizado com a Universidade do Estado do Amazonas.

Finalmente, o PPGA exerce importante impacto para a academia por meio da divulgação de resultados de pesquisa não só de seus professores e alunos, mas também de pesquisadores de outras instituições do Brasil e do mundo. Esse trabalho é feito pelas revistas que edita e pelos eventos que organiza ou apoia. No âmbito das suas atividades de divulgação científica, o PPGA e o Departamento de Administração oferecem à comunidade acadêmica três revistas (RAUSP, RAI e REGE) publicadas em associação com uma editora (publisher) de alcance mundial, a Emerald. Todas as três são, atualmente, publicadas totalmente em inglês. Além disso, o PPGA organiza e/ou apoia três importantes eventos: o SemeAd (Seminários em Administração) e o SciBiz (Science Meets Business) e o ENGEMA (Encontro Internacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente).