Egressos

O PPGA da FEA-USP, historicamente, tem mantido sua vocação de formar docentes especialistas em diferentes áreas de atuação dentro da Administração. Ao mesmo tempo, por oferecer uma estrutura curricular bastante flexível, com poucas disciplinas obrigatórias e muitas optativas, o programa proporciona a oportunidade para o discente desenvolver uma visão ampla das organizações. Isso permite que o egresso tenha uma visão aprofundada de questões específicas das diversas áreas funcionais bem como desenvolva um entendimento mais completo das complexidades de uma organização.

De acordo com pesquisa realizada com egressos formados no triênio 2007-2009, realizada pelo PPGA/FEA/USP, dos 119 doutores titulados, 86 (72% do total) atuavam como pesquisadores e docentes em Instituições de Ensino Superior nos seguintes Estados brasileiros: SP, PR, GO, SC, CE, RN, RS, BA, MG e RJ.

Com relação aos dados do triênio 2010-2012, de um total de 114 doutores titulados, 103 (90,35%) atuavam em IES como docentes ou pesquisadores, sendo 31 (27,19%) em atividades de Coordenação, Direção ou Chefia de cursos e 12 (10,52%) na condição de docentes de programas de pós-graduação stricto sensu nos diferentes Estados do país, a saber: CE, GO, MG, PA, PR, RJ, RN e SP.

Finalmente, em relação ao quadriênio anterior (2013-2016), de um total de 281 titulados no quadriênio (137 mestres e 144 doutores), 143 (51%) estão atuando como docentes e pesquisadores em graduação e pós-graduação em instituições públicas ou privadas, em diversos estados do país (BA, CE, ES, MG, PR, RS, RJ, SP), além de duas instituições internacionais (Universidad Del Pacifico – Chile e University of York – EUA).

Esses números indicam, portanto, que o PPGA vem ao longo do tempo cumprindo o se papel de nucleação e de inserção social em níveis regional e nacional que se espera de um programa público de excelência.

Uma das preocupações do PPGA/FEA/USP foi o estabelecimento de um canal de comunicação com os egressos, para que esses pudessem manter a proximidade e o relacionamento com o programa. Isso é conduzido por meio das redes sociais (facebook, e twitter, e-mail) e ferramentas de marketing, onde são divulgados todos os eventos do Programa.

Outro fato importante, como até um ano após a defesa do trabalho os egressos mantêm o vínculo com o Programa, é buscada e apoiada a publicação de um artigo resultante da dissertação ou tese em coautoria com o orientador. Estes trabalhos geralmente são apresentados no ENANPAD, ou em outros congressos.

O PPGA em 2018 apoiou alunos pelo PROEX com publicações em eventos, com reembolso de passagens e inscrições.