Disciplinas

Empreendedorismo Social e Negócios Socioambientais


Disciplina: EAD5959-3

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 4

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
848360
Objetivos:
• Introduzir o referencial teórico-conceitual do Empreendedorismo Social no contexto do Desenvolvimento Sustentável;
• Analisar as condições e características da emergência dos negócios socioambientais suas potencialidades e limitações;
• Identificar os desafios de gestão dos empreendimentos com finalidades sociais e ambientais e as possibilidades de aplicação dos conhecimentos, métodos e técnicas consagrados na Administração de Organizações;
• Analisar os principais processos de gestão dos empreendimentos sociais: liderança, comunicação, estratégia, inovação, geração de valor socioambiental e mensuração de resultados.

Justificativa:
Diferentes nomes têm sido utilizados para definir um fenômeno cada vez mais habitual: a existência de organizações que visam solucionar problemas socioambientais a partir de mecanismos de mercado. A utilização de conceitos como empresas sociais (social enterprise), negócios inclusivos (inclusive business) e negócios sociais (social business) para definir uma iniciativa socioambiental tem suscitado intensos debates, tanto entre acadêmicos como entre empreendedores. Em um programa de mestrado profissional voltado para formação de empreendedores, é fundamental debater novos formatos organizacionais que buscam conciliar a geração de valor socioambiental e valor econômico.

Conteúdo:
• Estado, Mercado e Terceiro Setor: as tipologias organizacionais
• Referencial teórico conceitual sobre Empreendedorismo Social em um contexto de Desenvolvimento Sustentável
• Relações Sociais e Relações de Mercado: formatos organizacionais contemporâneos
• Negócios Socioambientais: tipologia e histórico
• O ecossistema organizacional dos negócios socioambientais: aceleradoras, investidores, incubadoras, organizações da sociedade civil, empresas e governo
• Gestão de Negócios Socioambientais: modelos, estratégias, geração e mensuração de valor

Avaliation methods:
Individual test measuring the use of bibliography.
Group work with field research.
Case Studies for panel discussions.
Application exercises

Notas:

Bibliografia:
1. AUSTIN, J, STEVENSON,H. and WEI-SKILLERN, J. Social and Commercial Entrepreurship: same, different or both?, Entrepreneurship Theory and Practice, jan, 2006.Reprint RAUSP(2012)FISCHER, R.M. Empreendedorismo Social: apontamentos para um debate, I Seminário Internacional Centro Ruth Cardoso, São Paulo, 2010
2. AUSTIN, J. – Parcerias – Fundamentos e Benefícios para o Terceiro Setor (cap 1 e 2) pg 17 - 50
3. BRUGMANN, Jeb; PRAHALAD, C.K. Co-Creating Business’s: New Social Compact. Harvard Business Review. p. 80-90. Feb 2007
4. COMINI, G., BARKI, E., AGUIAR, L. A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis. RAUSP , v.47, p.385 - 397, 2012.
5. COMINI, G. Negócios Sociais e Inclusivos: um panorama da diversidade conceitual. Mapa de Soluções Inovadoras – Tendências de Empreendedores na Construção de Negócios Sociais e Inclusivos, Ashoka/Instituto Wall Mart, 2011
6. COMINI, G., BARKI, E., AGUIAR, L. A. O novo campo dos negócios com impacto social In: Negócios com impacto social no Brasil.1 ed.São Paulo : Peirópolis, 2013, p. 41-64.
7. COMINI, G., OLIVEIRA FILHO, G. R., KIYAMA, R. S. Os desafios de mensurar o impacto social In: Negócios com impacto social no Brasil.1 ed.São Paulo : Peirópolis, 2013, p. 211-235.
8. FISCHER, R.M. A responsabilidade pelo desenvolvimento, texto de apoio á prova de erudição, FEA/USP, 2003 Mimeo
9. FISCHER, R.M. Desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresa e terceiro setor . São Paulo: Editora Gente, 2002
10. FISCHER, R.M. Cidadania Organizacional: um caminho de desenvolvimento, III Congresso Latino Americano de Sociologia do Trabalho, Buenos Aires, 2000
11. FISCHER, R.M. Negócios sociais in: BOULLOSA, R. (org) Dicionário para a formação em gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014,p.125-127
12. FISCHER, R.M.; COMINI, G. Sustainable development: from responsibility to entrepreneurship. RAUSP, V. 47 n. 3 jul/ago/set, 2012. p. 363-369. www.rausp.usp.br

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14. NICHOLLS, A (org). Social Entrepreunership: New Models of Sustainable Change, New York: Oxford University Press, 2006. Cap. 5, 6,7 e 8
15. PORTER, M.; KRAMER, M. Creating Shared Value. Harvard Business Review. Jan-Feb 2011.
16. RODRIGUES, J, COMINI, G, FISCHER, R M, DUJARDIN, F., SANTOS, A. The B Corporation Movement in Brazil: A Portrait of Certified Companies In: Academy of Management 2015 Anual Meeting, Vancouver.
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19. SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras. 2000 (cap. 1 A perspectiva da liberdade).
20. SILVA, C. Desenvolvimento Sustentável: um conceito multidisciplinar in: SILVA, C.L.; MENDES, J.T.G. (Org.). Reflexões sobre o desenvolvimento sustentável: agentes e interações sob a ótica multidisciplinar. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. p. 11-40.
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22. TEODÓSIO, A., COMINI, G.Inclusive business and poverty: prospects in the Brazilian context. Revista de Administração (São Paulo. Online). , v.47, p.410 - 421, 2012.
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24. VEIGA, J. Meio Ambiente & Desenvolvimento, São Paulo, Ed. SENAC, 2006
25. WEI-SKILLERN,; AUSTIN, J.; LEORNARD, H. And STEVENSON, H., Entrepreneurship in the Social Sector, Los Angeles: Sage Publications, 2007 (cap. 1 e 2)