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Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho


Disciplina: EAD5930-5

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:

Justificativa:

Conteúdo:
Parte A: Fundamentos
1. Qualidade de vida no trabalho: o eixo conceitual: um velho-novo desafio, o conceito de qualidade de vida no trabalho, contribuição e interface com áreas do conhecimento.
2. Escolas de Pensamento: socioeconômica, organizacional, condição humana.
3. Pesquisadores e núcleos de pesquisa na área de qualidade de vida no trabalho: regionais, nacionais, internacionais.

Parte B. Métodos e Instrumentos
4. Indicadores empresarias de QVT: conceito e importância, tipos e aplicabilidade dos indicadores, critérios e abordagens, o modelo de competência do bem-estar organizacional – BEO.
5. Ferramentas e diagnóstico: métodos de análise, protocolos e relatórios, modelos de gestão, aplicações públicas e institucionais, modelo Dinâmico de Gestão: elementos, etapas e avaliação.
Parte C. Estado da Arte:
6. Formação e especialidades.

7. Tendências, paradoxos e desafios.


Cronograma - 2007
aula data Assunto
1a. 24.ago Aula inaugural: gestão e governabilidade
2a. 31.ago Expectativas dos alunos e alinhamentos conceituais com áreas afins
3a. 14.set Fundamentos: Retrospectiva Histórica
4a. 21.set Fundamentos: Escolas de pensamento em GQVT
5a. 28.set Fundamentos: visão biopsicossocial e organizacional
6a. 05.out Fundamentos: âncoras e competências específicas
7a. 19.out Qualidade de vida X Qualidade de Trabalho
8a. 26.out Modelo 1: Visão Biopsicossocial e organizacional
9a. 16.nov Modelo 2 : Fatores críticos de gestão
10a. 23.nov Autores e estudos de referência 1: Produtividade e QV Karasek (Suiça)
11a. 30.nov Autores e estudos de referência 2: Condições de Trabalho –
SABINE FORTINE (ANACT – FRANÇA)
12a. 07.dez
Perfil dos Gestores de Qualidade de Vida no Trabalho: trabalho real
13ª. 14.dez Apresentação dos projetos
14ª/15ª.. 14.dez Avaliação final

Avaliation methods:

Notas:

Bibliografia:
Textos/ Leitura Referência
1 ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão. & Limongi-França, Ana Cristina. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total, RAUSP - Revista de Administração, São Paulo, FEA/USP, v. 33, n. 2, p. 40-51, abril./junho, 1998.
2 SANT`ANNA, Anderson de Souz & MORAES, Lúcio Flávio Renault de. O movimento da Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de suas origens, evolução e avanços no Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais. Texto. 013. Belo Horizonte. Novembro de 1998.
3 SAMPAIO, Jader dos Reis e colaboradores. Qualidade de Vida no Trabalho e Psicologia Social. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo,2a. edição, 2004, pp.25-48.
4 LIMONGI FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho – conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. São Paulo: Editora Atlas, 2a. edição, pp.21 a 94.
5 FERNANDES, Eda. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. Casa da Qualidade: Salvador., 1996.
6 RAMAZZINi, Bernardino. As doenças dos Trabalhadores. Fundacentro: Ministério do Trabalho e do Emprego, 1999.
7 KARAZEK, Robert. The New Work Organization, Conducive Production, and Work Quality Policy. Apostila n. 116 do Ministerie van Sociale Zaken, março de 1999
8 SZNELWAR, Laerte e ZIDA, Leila Nadin. O Trabalho Humano com Sistemas Informatizados no Setor de Serviços. ITT – POLI- Plêiade: São Paulo. 2000.
9 ILMARINEN, Juhani. The aging worker. Sdinavian Journal of Work, enviroment & Health. V.1, 1991.
10 GILIOLI, Renato & colaboradores. Raising awareness of Psychological Harassment at Work. Protecting Workers´Health Series n. 4: Geneva, 2003
11 HANDAR, Zuher, MENDES René, FACCI, Ruddy. O Desafio da Equidade em Saúde e Segurança no Trabalho. Editora VK: São Paulo, 2004. pp. 39-52 e 131-137.

Serão incluídos textos complementares de autores internacionais e nacionais durante o curso da disciplina.