Impacto na sociedade

O Empreendedorismo é considerada como um campo profissional emergente, no plano nacional e internacional. O MPE FEA/USP pratica a integração com a sociedade e o mercado de trabalho de maneira sistemática. Os principais mecanismos que visam manter essa integração são:

a) Convênios formais com instituições visando alimentar pesquisa e produção de conhecimento;

b) O direcionamento da dissertação de mestrado, para o universo do trabalho do aluno, e a trabalhar perguntas de pesquisa que contribuam com o conhecimento e com o avanço das práticas nesse universo;

c) Promoção de atividades com visitantes e profissionais de organizações externas, tanto de IES como de empresas e ONGs, que tragam informações e novas ferramentas na fronteira do conhecimento;

d) Participação de docentes e alunos em atividades externas como palestrantes ou membros de equipes e grupos de trabalho, a fim de contribuir com as instituições que recebem as visitas ou se beneficiam do trabalho;

e) Inserção profissional dos docentes.

Neste sentido, três formas têm sido mais utilizadas para atuar junto à sociedade/mercado de trabalho: (1) ações do próprio Programa, desenvolvidas por meio de convênios com empresas e entidades, entre outros; (2) ações desenvolvidas pelos docentes, a exemplo de consultorias técnicas e palestras; (3) ações desenvolvidas pelos discentes, por meio de trabalhos técnicos, tecnológicos e científicos, junto a contextos profissionais da área de Empreendedorismo, visando soluções de problemas e melhorias de processos.

a) Pelo programa: convênios e relação com entidades profissionais e empresas

1) O programa do Mestrado profissional da FEA possui convênios com Instituições de ensino através de matrícula cruzada/aluno especial, onde os alunos podem trocar suas experiências em sala de aula, as instituições parceiras são UNINOVE, FECAP, Fundação Instituto de Administração – FIA, ESPM. 

2) Eventos vinculados ao Departamento com o envolvimento do Mestrado Profissional em Empreendedorismo: 

- SCIBIZ – SCIENCE MEETS BUSINESS

O SciBiz - Science Meets Business teve sua primeira edição em 2018, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). 

Trata-se de um novo evento conjuntamente organizado pelo Departamento de Administração, pelo PPGA e pelo Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA com o objetivo de reunir a universidade, as empresas e o governo para discutir temas que sejam relevantes tanto para a academia quanto para a prática e, assim, gerar impacto e benefícios para a sociedade.

O evento busca fomentar a pesquisa e discussão com a comunidade acadêmica e com o mercado sobre novas alternativas de como acelerar o processo de transformação da invenção em inovação e de como integrar a inovação gerada na academia com o empreendedorismo que ocorre na prática. Tem como objetivo estabelecer uma agenda contínua de pesquisas na área de inovação e empreendedorismo, por meio da realização de conferências anuais visando apresentar os resultados de novas pesquisas desenvolvidas. Essas conferências contam com a presença de pesquisadores brasileiros, estrangeiros e centros de excelência em pesquisa nessa área, considerando-se todos os aspectos e atores que regem as interações entre academia-indústria-governo. Em 2018 foram 82 participantes, recebemos os palestrantes internacionais: Henry Etzkowitz - Stanford University e Presidente do International Triple Helix Institute; Max von Zedtiwitz - GLORAD - Director e consultor global em inovação (China, EUA, EU, Russia); Barbara Freeman - Berkeley - University of California  - consultora do World Bank em empreendedorismo de impacto socioambiental; Henry Lopez Veja - University of Jonkoping – Suécia - especialista em Open Innovation; Ekaterina Vainberg - Centro de Empreendedorismo de Moscou - especialista em incubação e aceleração de startups.


- SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – SEMEAD/FEA/USP - A edição de 2018, que ocorreu em 07, 08 e 09 de novembro, teve como objetivo manter a sua consolidação no cenário nacional e a ampliação e o fortalecimento de sua atuação no cenário internacional, criando um ambiente de intercâmbio entre estudantes e pesquisadores do Brasil e do Exterior.

 Nessa edição, foram recebidas 2.285 submissões de trabalhos, contou com a participação de mais de 2.188 autores e congressistas, 68 projetos de doutorado para o Consórcio Doutoral e 35 projetos para o novo Encontro Pré-Doutoral. O evento contou com 345 sessões paralelas de apresentações e debates dos trabalhos científicos, e teve participação de quatro renomados pesquisadores internacionais (keynote speakers), mantendo o ideal de inserção internacional do evento com o importante apoio da FAPESP, CAPES/PROAP e CNPq, que viabilizaram a continuidade dessas e outras atividades. Em 2018, foi também continuado o Sapiens, workshop de aprimoramento de artigos por meio da discussão (mesa redonda) entre estudantes de pós-graduação e novos doutores (autores dos artigos). Manteve-se também na programação os Workshops Metodológicos, com a realização de 32 oficinas metodológicas e 2 minicursos de pesquisas qualitativa e quantitativa. Em 2018 foram também mantidos os “Business Cases”, plenárias de debate com executivos de grandes organizações, moderados por professores especialistas da temática discutida. Ainda sobre conexões internacionais, os convênios com a Academia Europea de Dirección y Economía de la Empresa (AEDEM) e com o Conselho Latino Americano das Escolas de Administração (CLADEA) foram mantidos. No que se refere ao ambiente nacional, um novo convênio de parceria foi estabelecido com a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). 

Na edição de 2018, os melhores trabalhos foram indicados para publicação em Fast-Track, incluindo dois periódicos internacionais e periódicos Qualis A2.

O SemeAd conta ainda com a participação de painelistas e keynotes speakers internacionais, e com a realização de um Consórcio Doutoral, que precede o evento, e de sessões de desenvolvimento de artigos (intitulada “Sessão Sapiens”) que permite que os autores recebam sugestões de aperfeiçoamento de seus artigos diretamente de pesquisadores seniores em seus temas. O SemeAd tem como princípio procurar garantir a acessibilidade a pesquisadores e alunos de todo o país, e isso se reflete em taxas de inscrição compatíveis com essa realidade. Em 2018 foram 1.292 participantes, 2.276 trabalhos recebidos, 1.126 trabalhos aprovados. Em 2017 foram 1.269 participantes, 2.355 trabalhos recebidos, 1.096 aprovados. 

- EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Empreendedorismo
A edição de 2018, que ocorreu em 05, 06 e 07 de novembro, teve como objetivo discutir experiências de administração na perspectiva teórico–empírica no contexto dos mestrados profissionais.  O evento foi realizado em parceria com o evento Semead. Em 2018 foram 153 participantes, foram recebidos 138 relatos técnicos, sendo 91 relatos técnicos aprovados para apresentação. Em 2017 foram 145 participantes, foram recebidos 120 relatos técnicos, sendo 95 relatos técnicos aprovados para apresentação. Os melhores trabalhos foram, em ambas as edições foram indicados para publicação em Fast-Track.

Os  docentes abaixo realizaram ATIVIDADES COM INTEGRAÇÃO COM SOCIEDADE E MERCADO DE TRABALHO:

Profa. Dra. Graziella Maria Comini
 - Representante do SEKN (Social Enterprise Knowledge Network) no Brasil

Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski
- Membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças, ABDL, Brasil
- Membro do Conselho Consultivo - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, ANPROTEC
- Membro do Conselho Diretor da  Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças, ABDL

Profa. Dra. Jane Aparecida Marques 
- Coordenadora da Habits (Habitat de Inovação Tecnológica e Social / Incubadora-Escol)
- Coordenadora do Grupo de Pesquisa América Latina, Cultura, Mídia e Tecnologias Digitais da Intercom
- Vice Presidente da Comissão do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte

Profa. Dra. Liliam Sanchez Carrete
- atua na AUSPIN (Agência USP de Inovação como Assessora da Coordenação na gestão do PPT). - Programa Parceiro Tecnológico da USP
- atua na liderança do PPT - Programa Parceiro Tecnológico da Universidade de São Paulo pela AUSPIN, assinado com a CAIXA ECONOMICA FEDERAL em Julho de 2018

Profa. Dra. Luciane Meneguin Ortega 
- Coordenadora Geral de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
- Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação ? CMCT&I
- Vice-coordenadora da Agência USP de Inovação
- Presidente da Comissão Ad Hoc do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional - Modalidade Empreendedorismo da Agência USP de Inovação
- Representante da Universidade de São Paulo na criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - SEMDET 

Prof.  Dr. Marcelo Caldeira Pedroso 
- Membro titular do Conselho de Pós-graduação da USP (CoPGR), eleito como representante dos Programas Profissionais da USP
- Membro titular do Conselho Curador da FIA (Fundação Instituto de Administração)

Prof. Dr. Moacir  de Miranda Oliveira Junior
- Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 
- Editor Chefe da RAI - Revista de Administração e Inovação (Innovation and Management Review, Emerald) É Coordenador de um projeto financiado pelo CNPq pesquisando pesquisando startups e ambientes de inovação no Brasil. 
- Diretor da Academy of International Business-Latin American Chapter (AIB-LAT) (2008-2018)
- Membro eleito do Comitê Executivo da ANPAD (2015-2017l)
- Diretor para a América Latina do GLORAD (Center for Global R&D and Innovation), rede internacional de pesquisadores
- Membro do Editorial Review Board do International Journal of Emerging Markets 
- Coordenação do evento SciBiz 2018. 2018

Prof. Dr. Rosa Maria Fischer
- Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social – CEATS (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em terceiro setor)
- Coordenadora do Programa de Estudos e Pesquisas da Fundação Instituto de Administração, FIA
- Conselheira do Centro Ruth Cardoso
- Fundadora -Colaboradora do SEKN (Social Enterprise Knowledge Network), rede ibero-americana de universidades coordenada pela Harvard Business School.
- International Society For Third Sector Research, ISTR, Estados Unidos - Membro da Diretoria
- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG - Conselheira titular representante das instituições universitárias junto ao Programa Voluntários das Gerais
- Consultora da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – (CAPES) para atuar na avaliação de processos, cursos e programas.

2.Prêmio:

Profa. Dra. Liliam Sanches Carrete  - Melhor trabalho no Eixo temático de inovação do CIEI( Centro Internacional de Educação Integrada), trabalho: Fintechs de crédito e intermediários financeiros: uma análise comparativa de eficiência juntamente com o aluno: Emerson Faria

Profa. Dra. Ana Cristina Limongi – Premio  de Personalidade Nacional, Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

Profa. Dra. Graziella Maria Comini – Premio do evento SemeAd 2018 - Melhor Trabalho da Área de Empreendedorismo, SemeAd - FEA - USP.

2. desenvolvimento de treinamentos, palestras, consultorias.

2018

1)Profa. Dra. Graziella Maria Comini, Coordenadora Ceats-FEA-USP (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em terceiro setor),  apoiou o lançamento do Programa A. M. E. I (Aceleradora de Mulheres Empreendedora de Impacto) gerando impacto socioambiental nas periferias de São Paulo.

2)Profa. Dra. Graziella Maria Comini -  Curso Intensivo de Empreendedorismo Social na Amazônia em parceria com a Universidade de St. Gallen, Instituto de Pesquisas Ecológicas e FEA-USP.

3)Prof. Dr. Martinho I. R. de Almeida - Curso Internacional para estudantes “ Gestion Empreendedora em América Latina” realizado em julho de 2018 na Universidad de La Frontera em Temuco no Chile, com participantes de graduação do Brasil, Chile, Argentina, Panamá e Costa Rica. O método se baseou na experiência e participação no curso de 5 empresários, alunos e ex alunos do Programa de MPE-FEA-USP, sendo eles:
André  Luiz Bolotato de Palma
Elber Mazaro
Luis Fernando Rodrigues
Sidirley Fabiani
Milton Francisconi

2017 
•Profa. Dra. Ana Cristina Limongi 
- Esporte na Graduação: da teoria a prática. 2017. (Palestra)
- Qualidade de Vida no Trabalho. 2017. (Palestra)

•Prof. Dr. Arnaldo José França Mazzei Nogueira 
1.Reforma Trabalhista. 2017(Palestra)
2.Terceirização (Palestra)

•Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva
Palestra em conjunto com o docente
1.O Mundo dos Negócios das Startups: Uma Visão do Cubo sobre esse Novo Ecossistema – Palestrante: Flavio Pripas – FEA-USP
2.Pesquisa, Publicação e Aplicação em Gestão de Riscos Corporativos
Palestrante: Prof. Dr. Eric Winandy, Prof. Pedro Teberga e Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva – FEA-USP
3.Profissional de 2020
Palestrante: David Feffer – FEA-USP
4.Pesquisa, Publicação e Aplicação em Gestão de Negócios Internacionais
Palestrante: Prof. Dr. Crisomar Lobo de Souza, Prof.ª Dra.Maria Laura Ferranty Mac Lennan e Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva – FEA-USP
5.Trendwatching & Coolhunting
Palestrante: Carl Rohde – FEA-USP
6.Pesquisa, Publicação e Aplicação na Tríade Riscos, Inovação e Negócios Internacionais – FEA-USP
Palestrante: Prof.ª Dra.  Bárbara Ilze Semensato, Prof.ª Dra. Silvye Ane Massaini e Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva – FEA-USP
7.Pesquisa, Publicação e Aplicação na Tríade Riscos, Inovação e Negócios Internacionais
Palestrante: Jefferson Luiz Bution, Sidirley Fabiani  e Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva
8.O Presente e o Futuro dos Negócios no Ambiente Digital
Palestrante: Milton Beck – FEA-USP