Mestrado - Múltiplas evidências sobre a influência de utilização de tecnologia no comprometimento com componentes curriculares de estatística

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
16/12/2019 - 15:00 até 18:00

Lucas Dos Santos Costa

Orientador: Profª. Drª. Maria Aparecida Gouvêa

Comissão: Profs. Drs. José Afonso Mazzon, Nildes Raimunda Pitombo Leite e Anatália Saraiva Martins Ramos

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

O comprometimento tem sido fortemente desenvolvido na literatura de recursos humanos e estudos organizacionais. O modelo tridimensional (Three-Component Model, TCM) de Meyer e Allen (1990, 1991) é o instrumento de mensuração mais frequente, mas tem sido alvo de críticas devido à sua inconsistência em toda rede nomológica, pois seus consequentes e antecedentes costumam variar, além da instabilidade nas propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Para tal, Klein et al. (2012, 2014) propuseram um instrumento unidimensional, capaz de facilmente mensurar diversos focos do comprometimento (Klein et al., Unidimensional, Target-free measure, KUT). Os estudos sobre o comprometimento de estudantes têm duas vertentes propostas por Tinto (1975): com foco na instituição (Institutional Commitment) e com foco no objetivo (Goal Commitment). Paralelamente, a pesquisa também engloba os modelos de adoção de tecnologia, majoritariamente embasados na Teoria da Ação Racional (TRA) de Fishbein e Ajzen (1970). A união entre essas duas áreas norteia o objetivo geral da pesquisa: identificar a intensidade da influência da utilização de tecnologia em sala de aula no comprometimento com o componente curricular (CC). Bean (1980, 1983) afirma que determinados vínculos psicológicos que ocorrem durante a vida estudantil são similares ao ocorrido no ambiente organizacional. Partindo desse ponto, é possível assumir que o instrumento proposto por Klein et al. (2012, 2014) é plausível de adaptação ao contexto educacional, visto que o fenômeno do comprometimento é o mesmo, apenas com a alteração de seu foco. Essa discussão embasa o primeiro objetivo específico: validar a escala com diferentes focos do comprometimento estudantil. A técnica de análise é a Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Para executá-lo foram realizadas duas coletas de dados que, juntas, totalizam 502 respostas. Klein et al. (2012, 2014) propõem que a percepção do ambiente onde o foco do comprometimento é desenvolvido altera a sua estrutura. Partindo dessa argumentação e de outras evidências empíricas, espera-se que o comprometimento com CC aumente com a utilização de tecnologia em sala de aula. Fator que embasa o segundo objetivo específico: realizar um experimento com 194 alunos para testar a influência direta da utilização do aplicativo Kahoot no comprometimento com CCs de estatística. Para tal são empregadas duas técnicas de análise de dados: AFC e Análise de Regressão. Os resultados do primeiro objetivo específico confirmam bons ajustes psicométricos da escala de comprometimento, tal qual observado em Klein et al. (2012, 2014). Os modelos alternativos mostraram que as escalas possuem melhora no ajuste geral quando são controladas por variáveis latentes endógenas. Os resultados do segundo objetivo específico apresentaram duas evidências distintas: (1) quando os alunos possuem altos níveis de comprometimento, a utilização de tecnologia possui um efeito negativo; (2) quando os alunos possuem baixos níveis de comprometimento, a utilização de tecnologia aumenta o comprometimento. Esses resultados repercutem na confirmação parcial da hipótese de que a utilização de tecnologia em sala de aula aumenta o comprometimento com o CC de estatística. O presente trabalho é a base para diversos estudos futuros, como: a mudança de vínculos psicológicos educacionais no percurso de formação discente, relação entre construção de carreira e comprometimento, relação entre comprometimento docente e comprometimento discente.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos