Doutorado - Promoção com redução de preços figurada como “nudge” e indutor de compra: aspectos ‘não racionais’ da tomada de decisão do consumidor

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
12/05/2021 - 10:00 até 13:00

 

Patrícia Angelo De Castro Cotti

Doutorado - Promoção com redução de preços figurada como “nudge” e indutor de compra: aspectos ‘não racionais’ da tomada de decisão do consumidor

Orientador: Prof. Dr. Nuno Manoel Martins Dias Fouto

Comissão: Profs. Drs. José Augusto Silveira Giesbrecht, Hugo Neri Munhoz e Renata Corrêa Nieto

Link pelo YouTube:  https://youtu.be/w5jrG-rHqXc

Resumo*

A tese concentrou-se na promoção com redução de preços figurada e a influência “não racional” (subjetiva) na tomada de decisão do consumidor final, como indutor de compra e “nudge” modificador de comportamento. As literaturas econômicas de racionalidade, tomada de decisão e economia comportamental foram trazidas a discussão em conjunto com as literaturas de marketing (especificamente de promoção com redução de preço) e comportamento do consumidor. O estudo teve como objetivo verificar o aspecto de influência da promoção figurada na ação ou não ação de compra. Para levantamento dos dados, utilizou-se uma abordagem junto as redes sociais (Twitter), consideração final de 23.400 entradas válidas. Os dados foram obtidos programaticamente por meio da linguagem Python 3.9 e bibliotecas de emulação de browser Selenium e processamento de dados html BeautifulSoup. Considerou-se o recorte de produtos de “higiene e beleza” pela recorrência de compra envolvida. Como resultados, a existência de promoção figurada com influência na tomada de decisão como “call to action” e “nudge” fica comprovada. A tese aponta ainda para a existência de 11 tipos de comportamento relativos a promoções reais e/ou figuradas, considerando influência na tomada de decisão, “call to action”, aspectos culturais/valorativos, preço de referência, justificativa de comportamento.

*Resumo Fornecido pelo autor

 

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