Pioneirismos Brasileiros em São Paulo e Pioneirismo Empresarial de São Paulo: Fontes e Conteúdos



Descrição

Profa. Dra. Maria Cristina Bruno e a Profa. Dra. Fernanda Carvalho falam sobre as fontes e conteúdos de suas pequisas sobre o pioneirismo brasileiro e paulista.

Todos os povos desejam conhecer a trajetória singular de indivíduos que se elevaram por sua capacidade de trabalho, iniciativa e disposição para inovar. Além desse natural e legítimo interesse, firmou-se nos últimos anos, no Brasil e no mundo, a consciência de uma complementaridade fundamental entre o êxito da economia e o êxito das empresas. Neste terceiro módulo do curso “Pioneirismo Empresarial e a Construção do Século XXI” serão estudadas e discutidas, entre outras, as trajetórias empresariais dos seguintes pioneiros: Luiz Vicente de Souza Queiroz, José e Antônio Ermírio de Moraes, Andrew Carnegie e J.P. Morgan.

O projeto de pesquisa, que tem como um de seus resultados este curso, investiga a trilha sempre assimétrica e contraditória de pioneiros, modernizadores e empresários herdeiros de várias épocas. Foram escolhidos personagens que há tempos deixaram suas funções executivas à frente de suas empresas, mas tendo tido uma vida significativa no entorno empresarial, tornaram-se referência na introdução de novos produtos e serviços até então inexistentes. Cada um deles teve uma ação inovadora que contribuiu, de forma tangível, para as mudanças da economia e sua projeção no cenário mundial.

Data: 
29-07-2015
Duração: 
00:28:30
Categoria: 
Administração
Tags: 
pioneiros empreendedorismo inovação século xxi fontes

Coordenação

Prof. Dr. Jacques Marcovitch

Participantes

Profa. Dra. Fernanda Carvalho, Profa. Dra. Maria Cristina Bruno