Programa de Estudos dos Sistemas Agroindustriais -SP

Home Page:
Telefone:
Fax:
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O PENSA vem realizando estudos e atividades ligadas à Economia e Gestão dos sistemas agroindustriais brasileiros e internacionais. Realizou mais de 50 estudos de caso entre 1991 e 2002, sua equipe tem publicado em revistas especializadas e seus membros fazem parte ativa em associações científicas internacionais. O PENSA atua junto dos Departamentos de Economia e Aaministração da FEA-USP e tem um sub-grupo formado e ativo na FEA Ribeirão Preto. Como rede de pesquisa mantém ligações com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos e com a ESALQ da USP e mantém dois programas de cooperação internacional ativos, em 2003 com a Universidade de Wageningen e com a Universidade de Missouri. Tem atuação intensa na International Food and Agribusiness Management Association e na International Society for the New Institutional Economics. Desenvolve projetos com o Ronald Coase Institute, com o IICA, FAO e outras entidades internacionais. O PENSA tem atuado junto das empresas, organizações de classe, Universidades e Governos, com o aporte de conhecimento sobre o funcionamento das cadeias e redes de produção nos agronegócios. O fundamento teórico do grupo é a Economia Industrial, a Economia das Organizações e a Nova Economia Institucional, com ênfase no estudo das relações contratuais nos agronegócios. O PENSA contribui para a formulação de políticas públicas e de estratégias privadas.
Linhas de pesquisa:
Contratos Agroindustriais e Ambiente de NegóciosCoordenação de sistemas e redes agroindustriaisGovernança e Responsabilidade Social das organizações do agronegócio