Computação e matemática no cotidiano dos alunos do sistema educacional brasileiro

Data:
01/05/2012 até 30/04/2013
Resumo:

O ensino de matemática no sistema educacional brasileiro apresenta dificuldades estruturais: desmotivação dos alunos, pouca qualificação dos professores, ausência de instrumentos de estímulo cognitivo, material didático distante do cotidiano dos alunos. Recorrentemente, os indicadores de qualidade apresentam patamares aquém do mínimo aceitável. Esse cenário é o grande motivador desta proposta de Pré Iniciação Científica. A prioridade primordial será, em conjunto com os alunos, desenvolver modelos e simuladores computacionais de problemas típicos do cotidiano dos administradores, economistas e contadores. Com esses simuladores associar-se-á matemática, aplicações empresariais e noções de computação. A metodologia será bem focada na resolução de problemas. Inicialmente, algumas horas de aulas conceituais para apresentar os conceitos típicos da matemática: número, função, conjunto, relações entre conjuntos, indução. Após essa fase, cada conceito apresentado será inserido em problemas práticos. Por exemplo: função para estimar o custo de produção de uma refeição, função para estimar o tempo necessário para esvaziar uma recipiente com furos, etc. Esses exemplos não esgotam as possibilidades deste projeto, apenas ilustram algumas. Cada aluno desenvolverá, no Excel ou R, modelos e simuladores. No fim do projeto todos os modelos e simuladores serão organizados num livro eletrônico, a ser construído a 18 mãos: “As Computação e matemática no ensino fundamental e médio”. Esse livro será disponibilizado gratuitamente para todos os alunos e professores do sistema educacional, acompanhado das planilhas e modelos computacionais. Com este projeto, espera-se, colaborar para a melhoria do ensino de matemática no Brasil.