Grupos de Pesquisa

Projeto internacional que envolve 36 países, estuda tópicos avançados em Carreiras. Recursos humanos envolvidos: Douglas Tim Hall, Michael Dickmann e Jon Briscoe
Desenvolver e fomentar pesquisas em Ciências Comportamentais e Tomada de Decisão. Temos publicado artigos em periódicos de expressão e desenvolvido pesquisas na área no âmbito de mestrado e doutorado.
1. Mapear os componentes das cadeias de valor da biodiversidade e as relações entre os agentes 2. Identificar as forças propulsoras e restritivas condicionantes do aprimoramento da sustentabilidade nas cadeias de valor da biodiversidade. 3. Identificar inovações e tecnologias com potencial transformador visando ao aumento da produção sustentável nas cadeias de valor da biodiversidade 4.
O Centro de Estudos da Religião e Políticas Públicas é uma organização de caráter laico que busca compreender como valores e inclinações religiosas afetam políticas públicas no Brasil, através da coleta e análise quantitativa rigorosa de dados. O centro busca ainda disponibilizar a tradução dos conteúdos acadêmicos gerados para a sociedade civil em geral.
O ContGov tem por objetivo contribuir para a geração e disseminação de conhecimento sobre a produção e utilização de informações contábeis na gestão de políticas e entidades públicas e na promoção da transparência e accountability. O grupo tem desenvolvido pesquisas sobre dois temais principais: avaliação e políticas públicas e processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às I
Criado no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, o Centro de Estudos em Mercado Financeiro (LCMF), busca contribuir com o estudo do Mercado Financeiro e de Capitais, seus produtos e instituições, bem como o impacto da informação contábil e financeira na decisão dos agentes de mercado.
O objetivo do Centro de Finanças Aplicadas é fomentar a discussão, análise e aplicação de decisões de investimento e financiamento. O Grupo de Estudos em Finanças Corporativas reúne pesquisadores e discentes dedicados à discussão, análise e aplicação de decisões de investimento e financiamento.
O objetivo do CIEC é construir uma massa crítica de pesquisadores e professores de nível superior para estabelecer a disciplina de compras, nas universidades do Brasil; contribuir para elevar as organizações de compras Brasileiras a um nível de maturidade internacional, por meio de pesquisas acadêmicas; ser uma plataforma de integração entre pesquisadores Brasileiros com a Associação Internaciona
Tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas com o processo de reconhecimento, mensuração de divulgação de informações contábeis, com o processo de emissão de normas pelos órgãos reguladores, bem como as consequências da divulgação das informações contábeis no mercado de capitais. 1) SARQUIS, R. W.; SANTOS, A. .
EconomistAs é um grupo de pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, que visa estudar as várias dimensões da diferença de gênero no Brasil. Estamos especificamente interessadas na relativa falta de mulheres na Economia, nos vários estágios da carreira acadêmica e no mercado de trabalho.
O grupo vai pesquisar como as empresas brasileiras se organizam com vistas a se tornarem geradoras de inovações. Uma das perguntas que se pretende responder é "Por que a empresa brasileira não é inovadora ?".
O GePeT é um grupo de pesquisas e estudos avançados sobre pessoas e trabalho: vem se dedicando a compreender a complexa rede de relações estabelecidas pelos indivíduos com diversas instâncias, direta ou indiretamente ligadas ao trabalho.
O objetivo do grupo de pesquisa "Gestão de Negócios Internacionais" é desenvolver pesquisas sobre o tema que causem impacto real por conta de suas contribuições teóricas e por conta de suas implicações gerenciais.
O objetivo do grupo de pesquisa "Gestão de Negócios nos Mercados de Produtos Populares" é desenvolver pesquisas sobre o tema que causem impacto real por conta de suas contribuições teóricas e por conta de suas implicações gerenciais.
A competitividade das organizações e das nações está fortemente associada com a capacidade e competência de sua força de trabalho.
O objetivo do grupo de pesquisa "Gestão de Riscos Corporativos" é desenvolver pesquisas sobre o tema que causem impacto real por conta de suas contribuições teóricas e por conta de suas implicações gerenciais.
Projeto mundial que envolve 140 países, tem o objetivo de estudar e produzir conhecimento na área de Liderança e Comportamento Organizacional. Apoio de agência de fomento: Governo do Canadá, por meio do Social Sciences and Humanities Research Council (SSHRC). Recursos humanos envolvidos: Mansour Javidan
O objetivo principal é abordar lacunas de evidências nas avaliações de impacto, estudar relações de custo-benefício e os canais pelos quais as intervenções de políticas públicas e na gestão de instituições públicas e privadas podem melhorar os resultados das mesmas. Artigos publicados: 11 desde 2012, sendo 3 em co-autoria com estudantes que na ocasião eram participantes do Grupo.
Desenvolver estudos relativos ao aprimoramento da infraestrutura, de seus aspectos regulatórios e financeiros. Repercussões: 1 livro, dois capítulos de livros, sete artigos publicados em revistas (A1, A2, B1), seis artigos apresentados em Congressos Científicos, Entrevistas em Jornais, Televisão e Revistas. Apoio de agência de fomento: CNPq (Bolsa da aluna Renata Peris)
O objetivo do laboratório é gerar conhecimento nas áreas de finanças corporativas, contabilidade financeira e atuária.
Promover o estudo e a pesquisa dos diversos temas e períodos da História Econômica no âmbito do Departamento de Economia da FEA/USP.
O Grupo estuda as razões que levam ás empresas multinacionais a optar por algumas localizações e não outras quando realizam seus investimentos -FDI
Buscando contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, as pesquisas do grupo abordam a inovação e a avaliação no ensino da Administração para o desenvolvimento de competências do Século XXI (ODS "Educação de Qualidade") e a inovação na organização com ênfase em cultura organizacional, design thinking, práticas de gestão de pessoas, diversidade e gestão da mud
Missão: Facilitar e divulgar o desenvolvimento de pesquisas de seus membros. Visão: Ser um grupo de referência nacional e internacional em Planejamento Estratégico e Empreendedorismo.

Páginas