Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento nas Organizações

CEP:
Telefone:
Fax:
Repercussões dos trabalhos do grupo:
A adoção do modelo competitivo de gestão de pessoas é característica das empresas avançadas na área. Nestas organizações, o modelo deve alinhar-se às suas diretrizes estratégicas e ter como eixo a gestão por competências. Em coerência com o objetivo da linha de pesquisa Gestão de Pessoas, o grupo desenvolve anualmente um estudo com aproximadamente 500 empresas para identificar suas políticas e práticas nessa área, bem como suas lacunas de desenvolvimento. Paralelamente, as características gerais das diferentes dimensões do clima organizacional dessas organizações são identificadas. A partir dessa pesquisa são publicados relatórios e diagnósticos organizacionais que são fornecidos às empresas participantes do estudo. Os bancos de dados gerados pelos levantamentos encontra-se disponibilizado de forma estruturada para o uso da comunidade acadêmica da FEA-USP (alunos, professores e pesquisadores) em suas dissertações, teses e pesquisas. O aperfeiçoamento metodológico da pesquisa que envolve esse conjunto de empresas vem sendo registrado em artigos apresentados em eventos da área de administração, como o EnAnpad. Entre os diversos aspectos da gestão de pessoas, o grupo dedica atenção à Gestão do Conhecimento, à Aprendizagem Organizacional e à Gestão de Carreiras, temas que integram as duas outras linhas de pesquisa em atividade atualmente. As reuniões periódicas orientam a realização de pesquisas cujos resultados encontram-se consolidados em artigos apresentados em encontros internacionais da área de Administração como o Academy of Management Annual Meeting e EnAnpad. Além disso, capítulos de livros ligados a esses temas foram publicados.