Príncipe Charles homenageia Nelson Carvalho em vídeo

Por Breno Queiroz

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP realizou, entre os dias 24 e 26 de julho, o XIX USP International Conference in Accounting e o XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Na abertura do evento, o professor da FEA e diretor de relações com investidores do Itaú Unibanco, Alexsandro Broedel Lopes, falou sobre “Os desafios da contabilidade no futuro”.

Mas o que marcou esse início de Congresso foi a homenagem surpresa ao professor Nelson Carvalho, do departamento de Contabilidade e Atuária da FEA e ex-presidente do conselho administrativo da Petrobras. É a primeira vez que o Congresso realiza uma homenagem nesses moldes. A escolha do homenageado foi feita por um grupo de professores do departamento pelo fato dele ser um ícone da área contábil.

Antes de revelarem o nome do homenageado, amigos e professores da FEA contaram como o conheceram. O diretor da FEA, Fábio Frezatti, disse que, na época em que foi executivo de uma multinacional, precisou explicar para o presidente da empresa o que era US Translation loss — a perda (loss) consequente da troca de resultados expressos em uma moeda para outra; e assim experimentou da solicitude de Nelson Carvalho. Ele atendeu ao convite para participar de uma reunião de trabalho na qual obteria grande sucesso com a explicação de um tema tão sensível à época.

Já o Chefe do departamento de Contabilidade e Atuária da FEA, Valmor Slomski, lembrou que foi seu aluno na matéria de mestrado Auditoria e Perícia. Em 2004, quando foi coordenador do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, contou com a generosidade do mestre. “Eu bati à porta do Nelson, e pedi: ‘por favor, eu preciso de algum recurso para fazer o congresso andar’. Ele escreveu algumas cartinhas, e o dinheiro chegou’’, relatou Valmor.

O professor Reinaldo Guerreiro também frisou esse jeito do Nelson: “pessoa de extrema bondade, está sempre disponível a quem precisa de ajuda”. O professor Ariovaldo dos Santos citou a contribuição do homenageado ao projeto Melhores e Maiores, que culminou com a edição anual da revista Exame que leva esse nome, hoje relevante conjunto de dados utilizados como base para diversos outros projetos da FEA. Já o professor Eliseu Martins lembrou que Nelson teve um papel técnico-político muito marcante para promover a segregação entre fisco e as normas contábeis, nos anos 2000.

O professor Welington Rocha, diretor-presidente da Fipecafi, o sócio-fundador da Directa Auditores, Ernesto Rubens Gelbcke, e a professora da PUC-Rio, Vânia Borgerth, também enalteceram o homenageado.

Por último, o depoimento mais inesperado. O príncipe Charles, da Inglaterra, gravou uma mensagem em vídeo, agradecendo o professor Nelson Carvalho pela sua contribuição ao Relato Integrado, uma nova forma de prestação de contas que inclui de forma integrada informações financeiras, ambientais, sociais e de governança, que vem sendo adotada em vários países. Em seguida, aproveitou para expressar sua preocupação com a falta de líderes como o professor na comunidade contábil e financeira internacional, que deem respostas ao maior desafio das economias mundiais atualmente, as mudanças climáticas.

Quem é Nelson Carvalho

Professor sênior da FEAUSP e doutor em contabilidade e controladoria. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, é “Ambassador” do International Integrated Reporting Council (IIRC) e do The Prince’s Accounting for Sustainability Project (A4S), coordenador geral da edição Melhores e Maiores da Revista Exame e árbitro perante cortes de arbitragens internacionais (ICC-Paris, Brasil-Canadá). Ex-diretor do Banco Central (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ex-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), membro do Conselho de Administração do GPA e ex-membro de conselhos de várias outras companhias abertas ou estatais (Petrobras, B3, Caixa Econômica Federal, entre outras). É autor e coautor de diversos livros e artigos.

quarta-feira, 31 Julho, 2019