O papel da inteligência artificial, segundo Alessandra Montini

Afinal, você sabe qual a importância e impacto da Inteligência Artificial para sua empresa? Como podemos aplicar ao seu negócio? Como podemos oferecer algo diferenciado para nossos clientes e consumidores? Como podemos fazer os nossos funcionários trabalharem melhor? Como podemos ser mais eficientes através dessa tecnologia? Essas e muitas outras perguntas que podem impactar diretamente no crescimento da sua empresa serão respondidas nesse artigo.

Atualmente existem muitas empresas que ainda não entendem muito bem o papel da inteligência artificial e do analytics e por isso acabam, muitas vezes, investindo muito dinheiro e NÃO obtendo os resultados esperados. Com computadores mais rápidos e poderosos, as oportunidades para o uso de inteligência artificial e do big data é abundante e sem limites. Seja determinando riscos de crédito, desenvolvendo novos medicamentos, encontrando maneiras mais eficientes de fornecer produtos e serviços, prevenindo fraudes, descobrindo ameaças cibernéticas ou retendo os clientes mais valiosos, a inteligência analítica pode ajudar você a entender sua empresa e encantar seu cliente.

 O volume crescente de informação disponível na internet faz com que as empresas necessitem de técnicas adequadas para a rápida extração de informação de grandes bases de dados. A grande preocupação das empresas é sempre a mesma: VENDER E ENCANTAR O CLIENTE! Para isso, as empresas investem um volume grande de dinheiro para detectar e chegar no seu público-alvo, aumentando assim sua carteira de clientes e expandindo o negócio. Para atingir essa meta tem um segredo: unir um time de profissionais qualificados à grande e indiscutível capacidade da máquina em ler, entender e reproduzir as línguas que os seres humanos falam é a receita do SUCESSO para qualquer negócio.

Não é uma tarefa simples chegar ao perfil ideal de cada cliente. As pessoas são diferentes, com diferentes hábitos e necessidades. O mundo virtual é exatamente assim. Então, imagine que você é dono de uma empresa de roupas, brinquedos, sapatos, de peças de automóveis, ou de desenvolvimento de softwares ou qualquer outro segmento.

O que é realmente relevante é que o seu consumidor está navegando por aí e ele precisa saber que você tem exatamente o que ele precisa. Como disse anteriormente, essa não é uma missão tão fácil como parece. No mundo virtual a concorrência é enorme. Mas é exatamente por isso que sua empresa deve investir em estratégias de marketing.

Com a ajuda da Inteligência Artificial e do Big Data, as ações das empresas estão cada vez mais direcionadas e assertivas. É por intermédio da A.I que podemos mapear o comportamento do consumidor; promover conteúdo customizado; direcionar o consumidor até sua empresa; saber onde, quanto, como e no que investir; mapear aquilo que o seu cliente está buscando naquele momento e muitas outras coisas. Além disso, ela também permite que você saiba o ciclo de vida de determinado produto, o histórico de vendas, qual época do ano ele é mais procurado, etc. Com todo esse histórico de busca do cliente em potencial, fica bem mais fácil otimizar a produção e direcionar sua estratégia de venda.

As máquinas, que também são conhecidas como robôs, trabalham baseadas em muitos números, dados, textos, imagens. É através disso que conseguimos levantar uma série de informações que mapeiam nosso mercado.

 

 

Alessandra Montini

Professora do Departamento de Administração da FEAUSP

 

 

 

Data do Conteúdo: 
terça-feira, 18 Junho, 2019

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