Fundo Patrimonial da FEAUSP é constituído e membros tomam posse

Fundo Patrimonial

O Fundo Patrimonial da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP foi constituído no último dia 26 de abril, em reunião realizada na Sala Funcadi, com a presença de professores, representantes de entidades estudantis, alunos, egressos e doadores instituidores. Na mesma ocasião, foram eleitos e tomaram posse os membros do Conselho Curador - presidido pelo diretor da FEAUSP, Adalberto Fischmann - órgão soberano que terá como função zelar pelo patrimônio do fundo. Também foram escolhidos e empossados os membros do Conselho Fiscal, Conselho de Relacionamento Institucional e da Diretoria Executiva, encabeçada pelo vice-diretor da FEAUSP, Joaquim José Martins Guilhoto.

Com a missão de mobilizar recursos para catalisar as ações da Faculdade em benefício da sociedade, o Fundo Patrimonial da FEAUSP foi inspirado no exemplo de instituições internacionais de prestígio, como a Universidade de Harvard e Yale, nos Estados Unidos, que têm aproximadamente um terço de seu orçamento proveniente de doações (endowment funds). Assim como acontece naquelas instituições de ensino, cuja principal motivação das contribuições pelos egressos é a “retribuição à universidade”, a FEAUSP também pretende incentivar essa cultura dentro da instituição, atraindo o interesse dos alunos desde seu ingresso na graduação por meio de campanhas. Os principais meios de comunicação serão o site do Fundo e as mídias sociais.

O papel do Fundo Patrimonial será o de captar os recursos, fazer investimentos e repassá-los à Faculdade, à qual caberá definir onde o dinheiro será utilizado, como por exemplo criar um fundo de bolsas de estudo, financiar pesquisas, convidar professores estrangeiros etc. Haverá um comitê de investimentos, nomeado pelo Conselho Curador, que escolherá a melhor forma de aplicar os recursos. Ao Conselho Fiscal caberá examinar e aprovar as prestações de contas e demonstrações financeiras apresentadas pela Diretoria Executiva. Esta por sua vez será responsável pela execução e cumprimento das estratégias e dos programas. Já o Conselho de Relacionamento Institucional representará os doadores e patrocinadores.

Cotas inspiradas em árvores da USP

Durante a reunião de constituição do Fundo Patrimonial da FEAUSP, o gestor de parcerias Wagner Cassimiro divulgou as formas de participação, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. As doações poderão ser feitas em cotas, que variam conforme o valor. As cotas serão identificadas por nomes de árvores existentes no campus da USP do Butantã, “simbolizando a identidade e o vínculo” dos doadores. As cotas mais baratas são exclusivas para alunos de graduação da FEAUSP: R$ 15,00 (ingá-mirim) e R$ 30,00 (tipuana). As demais pessoas físicas poderão escolher desde a cota denominada “pinheiro”, que custa entre R$ 60,00 e R$ 149,99, até a cota “pau-brasil”, cujo valor é a partir de R$ 1.000,00. Já no caso de pessoas jurídicas, a sugestão dos gestores do fundo é que sejam feitas doações em cotas anuais, tendo como menor valor R$ 10 mil.

Em 2014, quando foi lançada a campanha instituidora do Fundo Patrimonial da FEAUSP foram arrecadados R$ 200 mil, tendo 99 doadores instituidores. Posteriormente, o professor Shyam Sunder, da Universidade de Yale, cedeu 50% dos direitos autorais da versão portuguesa de seu livro “Theory of Accounting and Control” para o fundo.

Membros dos Conselhos e Diretoria Executiva

O Conselho Curador do Fundo Patrimonial da FEAUSP é formado por 8 membros: Adalberto Fischmann (presidente), Hélio Nogueira da Cruz (chefe do departamento de Economia), Roberto Sbragia (chefe do departamento de Administração), Gerlando Augusto Sampaio F. de Lima (chefe do departamento de Contabilidade e Atuária), Guilherme Augusto Ribeiro (presidente do CAVC), Arthur Scaffi de Oliveira (presidente da FEA junior USP), Bruno Bose do Amaral (representante dos doadores) e Michelle Padovese de Arruda (representante dos ex-alunos).

A Diretoria Executiva é formada pelos professores Joaquim José Martins Guilhoto, Fábio Frezatti e Eduardo Kazuo Kayo. O Conselho Fiscal tem como membros: Carlos Roberto Azzoni, Nicolau Reinhard, Reinaldo Guerreiro, Andre Franco Montoro Filho, Carlos Alberto Pereira e Edgard Cornacchione. O Conselho de Relacionamento Institucional possui 10 membros: Roberto Shoiti Ushisima, Marcos Aurélio de Araujo Ferreira, Mauricio Castro Azevedo Fernandes, Tiago Sampaio Cunha, Eduardo Cotrim, Guilherme Shiraishi, Hélio Janny Teixeira, Leonardo Oliveira (presidente da Atlética), Wagner Cassimiro (Plâncton) e representante do Cursinho FEAUSP.

Fundo Patrimonial FEAUSP
E-mail: captação@usp.br