FEA recebe Feira de Recrutamento e Carreira

Palestra do evento Recrutamento e CarreiraDias 17 a 18 de maio, a FEAUSP recebeu a 15˚ Feira de Recrutamento e Carreira, que visa por meio de estandes, workshops e palestras, proporcionar aos alunos um contato exclusivo com empresas de diferentes ramos do mercado de trabalho. Esse ano foram 30 empresas participantes e um público de 4.000 visitantes, entre alunos da USP e de outras instituições. A Feira é organizada pelos alunos que fazem parte da FEA Júnior USP e já se tornou tradição na FEA. “Esse ano buscamos inovar e tornar a feira mais dinâmica e também propusemos envolver mais as empresas nas atividades”, explicou Júlia Ponte, membro da entidade.

A palestra de abertura do evento teve como tema “Mulheres no Mercado de trabalho”, com as executivas da P&G, Bárbara Régis e Carolina Shih. Promover a diversidade entre os funcionários é um valor que está cada vez mais em pauta dentro das grandes empresas e se atentar ao ambiente em que o jovem quer estagiar é essencial para sua carreira. “Uma entrevista de emprego é como um casamento”, comparou Carolina Shih, “não é apenas a empresa que tem que te avaliar, mas você também precisa ver se é um lugar alinhado com seus valores”, completou. A executiva também destacou a importância de decidir o quanto antes qual o tipo de vida que a pessoa pretende ter daqui a 10, 20 anos. “Vocês têm que pensar o que é felicidade para vocês e qual o caminho a trilhar para atingir esse objetivo. Qual empresa que vai te dar condições para chegar lá?”.

Para obter sucesso na carreira, muitas vezes o mais importante é ter uma atitude correta e positiva. Bárbara Régis compartilhou algumas dicas que foram cruciais para ela durante sua trajetória na P&G: “ter iniciativa, ser humilde para reconhecer que você ainda tem muito a aprender, saber trabalhar com diferentes pessoas e conhecer bem a sua área são qualidades essenciais para ter sucesso em qualquer emprego”, explicou, “pode parecer cliché, mas manter sempre uma atitude positiva no ambiente de trabalho tem um grande impacto sobre as pessoas que trabalham com você no cotidiano. Saber celebrar as pequenas vitórias do dia a dia é muito importante para sua motivação pessoal e faz com que as coisas fluam melhor”, completou. “Tenham sempre sede por vitória. Não se ganha todos os dias, mas isso não é importante, o importante é ter sempre o sentimento de querer fazer as coisas acontecerem. É isso que vai te motivar”, concluiu Carolina Shih.

Matéria: Isabelle Dal Maso
Fotos: Roberta de Paula Dias