FEA realiza I Workshop de Bioeconomia em parceria com o INPA

A FEA/USP e o INPA realizam, entre os dias 02 e 04 de agosto de 2021, o I Workshop de Bioeconomia com foco na geração de emprego, renda e bem-estar. O workshop tem por objetivo elencar prioridades e metodologias para o estudo da biodiversidade na Amazônia. Serão apresentados e discutidos modelos para a análise dos componentes das cadeias de valor. No encontro, que conta com a participação de Luiz Eugenio Mello, diretor científico da FAPESP, serão compartilhadas metodologias para identificar fatores inibidores e propulsores da sustentabilidade que levem a ações que promovam a geração de emprego, renda e bem-estar. O evento é público e gratuito. A inscrição deve ser feita no próprio site do projeto: https://bioeconomia.fea.usp.br/

Durante o workshop, além dos modelos e metodologias, serão debatidas a sustentabilidade financeira de reservas extrativistas, a bioeconomia do cacau amazônico, o desenvolvimento de competências em cadeias de valor e as ferramentas de formação para gestão de empreendimentos rurais. Os temas serão apresentados por Maria Sylvia Macchione Saes, Graziella Maria Comini, Lucas Xavier, Vanessa Pinsky, todos da FEA/USP, Izabel Seabra, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de Tatiana Balzon, da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) e Cláudia de Souza, do Programa CapGestão Amazônia.

Integram a programação do I Workshop os seguintes projetos realizados no âmbito do acordo de cooperação Fapesp/Fapeam (https://fapesp.br/14005/chamada-de-propostas-fapeam-fapesp-2020 ): Compostos bioativos de plantas alimentícias para produtos com apelo funcional, coordenado por Glaucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp e Valdely Ferreira Kinupp, do Instituto Federal da Amazônia (IFAM); Estratégias silviculturais para o manejo e conservação de florestas tropicais secundária, coordenado por Mário Tommasiello Filho, da ESALQ/USP e Marciel Ferreira, da Universidade Federal da Amazonia (UFAM); Integração da cadeia de fitoterápicos amazônicos, coordenado por Maria Beatriz Machado Bonacelli, do DCP/Unicamp e Jorge Ivan Porto, do Instituto Nacional da Amazônia.

I Workshop de Bioeconomia INPA/FEA/USP

De 02 a 04 de agosto, das 11h00 às 12h30 e 16h00 às 17h30

Responsáveis: Adalberto Val (INPA) e Jacques Marcovitch (FEA/USP)

Realização: Projeto Bioeconomia  FEA/USP/FAPESP – INPA/FAPEAM

Informações: https://bioeconomia.fea.usp.br/

Inscrições: https://forms.gle/Vhyn1nB8BYUdj3YC8

Dia 02 de agosto – segunda-feira

11h00 às 11h15 – Abertura.

Fabio Frezatti, Diretor da FEA/USP;

Adalberto Luis Val, Projeto Bioeconomia INPA/Fapeam

Jacques Marcovitch, Projeto Bioeconomia USP/Fapesp

Sessão I

11h15 às 11h45 – Prioridades para o estudo da bioeconomia na Amazônia

Luiz Eugênio Mello (FAPESP/São Paulo)

Carlos Roberto Bueno (FAS/Manaus)

Paulo Moutinho (IPAM Amazônia)

Lucia Py Daniel (INPA/Manaus)

Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA/Belém)

11h45 às 12h05 – Bioeconomia e cadeias de valor: modelo, metodologia e ações.

Maria Sylvia Macchione Saes – FEA/USP.

12h05 às 12h20 – Perguntas e respostas.

12h20 às 12h30 – Síntese da sessão e recomendações.

Sessão II

16h00 às 16h20 – Bioeconomia na Amazônia: conceitos e práticas.

Vanessa Pinsky – FEA/USP

16h20 às 16h35 – Perguntas e respostas.

16h35 às 16h55 – Sustentabilidade financeira de reservas extrativistas na Amazônia.

Izabel Seabra – UEA/Manaus

16h55 às 17h10 – Perguntas e respostas.

17h10 às 17h30 – Síntese da sessão e recomendações.

Dia 03 de agosto – terça-feira

Sessão III

11h00 às 11h20 – Compostos bioativos de plantas alimentícias para produtos com apelo funcional.

Glaucia Maria Pastore – Fac. Engenharia de Alimentos/Unicamp

Valdely Ferreira Kinupp – IFAM/Manaus

11h20 às 11h35 – Perguntas e respostas.

11h35 às 11h55 – Bioeconomia do cacau amazônico: mercados e perspectivas.

Lucas Xavier – FEA/USP.

11h55 às 12h10 – Perguntas e respostas.

12h10 às 12h30 – Síntese e conclusões.

Sessão IV

16h00 às 16h20 – A integração da cadeia de fitoterápicos amazônicos.

Maria Beatriz Machado Bonacelli – DCP/Unicamp

Jorge Ivan Porto – INPA/Manaus

16h20 às 16h35 – Perguntas e respostas.

16h35 às 16:55 – Estratégias silviculturais para o manejo e conservação de florestas tropicais secundárias

Mário Tommasiello Filho - ESALQ/USP

Marciel Ferreira – UFAM/Manaus

17h10 às 17h30 – Síntese da sessão e recomendações

Dia 04 de agosto – quarta-feira

Sessão V

16h00 às 16h20 – Desenvolvimento de competências em bioeconomia.

Graziella Maria Comini – FEA/USP.

16h20 às 16h35 – Perguntas e respostas.

16h35 às 16h55 – Bioeconomia e Cadeias de Valor – Ferramentas de formação para Gestão de empreendimentos rurais.

Tatiana Balzon - GIZ GmbH

Cláudia de Souza – CapGestão

16h55 às 17h10 – Perguntas e respostas.

17h10 às 17h30 – Síntese e seguimento do I Workshop Bioeconomia.

O Projeto Bioeconomia é um projeto multidisciplinar, realizado pela FEA/USP com o apoio da FAPESP e pelo INPA com apoio da FAPEAM. O Projeto almeja ampliar a compreensão de questões relativas às cadeias de valor com base na biodiversidade nos estados do Amazonas e de São Paulo. Sua prioridade é identificar fatores críticos para elevar a sustentabilidade das cadeias de valor no estado do Amazonas, com alto potencial de consumo no estado de São Paulo. Coordenam o projeto Bioeconomia: Adalberto Luis Val, do INPA e Jacques Marcovitch, da FEA/USP.

Quarta-feira, 28 Julho, 2021