FEA Funcionários - Programa estimula ação sustentável na FEA

Um projeto da Superintendência de Gestão Ambiental da USP (SGA) pretende educar ambientalmente a comunidade universitária, promovendo atividades em seus locais de trabalho. A proposta é conscientizar os participantes quanto ao uso de recursos, além da redução e do reaproveitamento de materiais, fazendo com que vivenciem e reflitam sobre como suas ações interferem no meio ambiente.

A iniciativa tem como objetivo atingir os 17 mil servidores de todos os campi da USP e por isso adotou-se o sistema de “capilaridade”: os funcionários ensinam e coordenam uns aos outros em ciclos, sendo chamados de PAP (Pessoas que Aprendem Participando). Dessa forma, os PAP 1 orientaram os PAP 2, que orientaram os PAP 3, e assim se deu sequência ao movimento. Na FEA, os responsáveis pelo PAP2 são Elaine do Rocio Graciano e Fabiano Carlos Ruel.

O projeto ofereceu cursos diferentes, envolvendo subtemas como: água, resíduos, sustentabilidade em universidades, compras verdes etc. Eles possuíam carga horária de 40h, incluindo um enfoque teórico conceitual, além do planejamento e da execução de uma iniciativa prática na própria unidade em que o funcionário trabalha.

Segundo Elaine, outra inovação é o alinhamento de projetos. Havia muitas iniciativas dispersas como “USP Recicla”, “FEA Recicla”, entre outros. “Com os PAP, a Universidade está englobando todas essas propostas”, conta.

Para a formação dos PAP3, Fabiano e Elaine optaram por trabalhar num grupo interunidades, juntamente com Ana Teresa de Carvalho Lazarini, da Escola de Enfermagem; Antonio Feliciano Monteiro Filho, do CEPEUSP; e Leticia Pires de Oliveira, da Faculdade de Educação.
Eles conceberam o programa Ambiente Vivo, Ambiente Limpo que, entre outras atividades, realizou três palestras, do professor Pedro Jacobi, no dia 28/4, na Faculdade de Educação, e dos professores Ana Cristina Limongi, em 5/5, e José Roberto Kassai, em 13/5, além da oficina Transformação de Objetos Descartáveis – Reuso e Reciclagem, no dia 6/5, na FEA.

Autora: Thaís do Vale

segunda-feira, 1 Junho, 2015