FEA Funcionários - O que a FEA está fazendo? O que você pode fazer?

Em meio à crise de água e de luz a FEA lança uma campanha de conscientização.

Milena Neves

Em meio à crise de água e de luz, as campanhas para que evitemos o desperdício se replicam em todos os meios e na universidade não poderia ser diferente. Na USP sempre houve programas de incentivo para o bom uso dos recursos hídricos e energéticos, além da reciclagem de bens. Em quatro de março, foi criado o PUERHE-USP, Programa Permanente para Uso Eficiente dos Recursos Hídricos e Energéticos da USP, com a finalidade de estabelecer diretrizes, propor atuações, avaliar e gerenciar a utilização desses recursos (portaria GR-6.632).

 Para colaborar, a FEA lançou uma campanha de conscientização. Tudo começou com um pedido da Reitoria às unidades com intuito de incentivar uma postura mais econômica da comunidade uspiana, sejam eles professores, funcionários ou alunos. Atendendo ao anseio, a Assistência Administrativa da FEAUSP reuniu seu staff e as áreas de Manutenção e Portaria, da Seção de Serviços Gerais, para a realização de um levantamento sobre o que a FEA já vinha fazendo e quais ações poderiam ser implantadas. 

Na ocasião, ficou claro que muito já estava sendo feito, como por exemplo, quanto à questão energética, a utilização de lâmpadas eficientes e com sensores de presença nos corredores, e a higienização preventiva e rotativa dos filtros dos aparelhos de ar condicionado. Em relação à economia de água, Olga Miranda, até então assistente técnica responsável, relatou que a seção de Manutenção instalou nas torneiras dos banheiros dos prédios um dispositivo que diminui a vazão da água e também intensificou o monitoramento para identificar vazamentos. Outra providência tomada foi a diminuição das lavagens dos banheiros. A equipe de limpeza lava somente uma vez ao dia e mantém os sanitários limpos com panos úmidos. 

De um montante de sugestões colhidas, a área de Comunicação e Desenvolvimento preparou uma campanha de economia de água e de luz. O design dos cartazes espalhados pelos corredores dos prédios da Faculdade foi feito pelo então candidato a estagiário, Guilherme Queiroz de Souza Oliveira, da FAU USP. Dos quatro candidatos, o aluno apresentou a proposta mais inovadora o que o fez conquistar a vaga. A peça publicitária é dividida em dois cartazes com uma frase de impacto cada um: “O que a FEA está fazendo?” e “O que você pode fazer?”. 

O engajamento dos funcionários é evidente, tanto que a Chefe de Serviços Gerais, Elaine Graciano, participa do Projeto de Formação Socioambiental de Servidores Administrativos da USP, fornecido pela SGA - Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade.

Para efetivação da Campanha, Olga Miranda ressalta que é importante a comunidade interna informar a área administrativa se notar alguma situação de desperdício ou tiver sugestões a dar, “Às vezes, nós nem temos conhecimento de determinadas situações”, completa.

Informações? Desperdício?

Contate a Assistência Administrativa por meio do fone (11) 3091-5800 
ou pelo e-mail atadfea@usp.br




Data do Conteúdo: 
quarta-feira, 15 Abril, 2015

Departamento:

Sugira uma notícia