Ex-diretor da FEA, Adalberto Fischmann torna-se professor sênior

Adalberto Américo Fischmann é o mais novo professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Fischmann ingressou na FEAUSP na década de 60 como aluno do curso de Administração de Empresas e, desde então, a USP transformou-se em sua segunda casa. Após anos dedicados à pesquisa e à docência, assumiu o cargo de diretor da FEA, no quadriênio 2014-2018, num período em que a Universidade enfrentava uma crise financeira sem precedentes. Ajudou com seus conhecimentos em gestão a equilibrar as finanças não só da Faculdade, mas também da USP, liderando a Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP). Na FEA, realizou uma gestão conjunta com o vice-diretor Joaquim José Guilhoto, colocando em prática na unidade o PIDV (Programa de Incentivo à Demissão Voluntária), entre outras ações. Nesta edição, o GENTE DA FEA presta uma homenagem ao professor Adalberto Fischmann, com o depoimento do professor Jacques Marcovitch, colega de turma e amigo desde os tempos da graduação.

 

A construção da Universidade

Jacques Marcovitch (*) 

A universidade tem por missão o avanço do conhecimento, a formação das novas gerações e a interatividade com a sociedade que a mantém. Esta missão demanda o pleno engajamento dos seus docentes, estudantes, funcionários e também dos seus egressos. Honrar esta missão depende de pesquisadores com disciplina intelectual, professores atentos aos anseios dos seus estudantes, mentores imbuídos dos valores universitários e gestores focados em resultados.   

O professor Adalberto Américo Fischmann contribuiu para o avanço do conhecimento nos estudos prospectivos e de gestão estratégica. Suas contribuições conquistaram o reconhecimento dos seus pares e dos dirigentes de organizações. Seu trabalho pioneiro em Ecologia de Empresas, realizado em colaboração com o saudoso professor Sérgio Baptista Zaccarelli, trouxe inovações duradouras ao ensino e à pesquisa nos campos da gestão empresarial e da governança das organizações. 

Em complemento às disciplinas que tem ministrado, com excelência didática e sem interrupção, nas esferas da Teoria da Administração e da Gestão Estratégica, publicou centenas de trabalhos na área de Estratégias e Organizações, incluindo livros, artigos e capítulos de livros. Nesta mesma esfera foi editor da Revista de Administração da USP, uma das mais reconhecidas no seu campo de atuação. 

 Como mentor imbuído de valores universitários, combinou o rigor científico e a relevância social. Orientou 30 trabalhos de conclusão de cursos e 50 pós-graduandos em suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Seus discípulos, além de se tornarem professores e orientadores, passaram a promover relevantes iniciativas de pesquisa e de  parcerias nacionais e internacionais. 

Como gestor focado em resultados, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, chefe do Departamento de Administração e diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Na sua gestão como diretor da Faculdade, exercida com destacada competência, presidiu a Comissão de Orçamento e Patrimônio - COP da USP. Assim, contribuiu de forma decisiva, para a recuperação da robustez financeira da Universidade. Logo em seguida, foi indicado pelo Conselho Universitário para a elevada função de Controlador Geral da USP.

 O seu percurso na FEA teve início muito cedo como estudante e integrante do Centro Acadêmico Visconde de Cairu. Na ocasião, coordenou, em 1968, a primeira pesquisa de qualidade do ensino. Um survey que avaliou as disciplinas e os docentes da Faculdade, então sediada à  rua Dr. Vilanova, produzindo amplo diagnóstico e proposições para o seu aprimoramento.   

 Passando agora a Professor Sênior do Departamento de Administração da FEA, escola à qual vem se dedicando há quase 50 anos, como professor, pesquisador, mentor e gestor, Adalberto Fischmann oferece às novas gerações um exemplo de vida significativa que faz a diferença na permanente construção da FEA/USP e da universidade pública no Brasil. 

 

Gente da FEA - agosto de 2021
Autora: Cacilda Luna
______________________________________________________

(*) Professor Sênior da FEA/USP 

Data do Conteúdo: 
Sexta-feira, 30 Julho, 2021

Departamento:

Sugira uma notícia