Evento marcará os 30 anos da Revista Contabilidade & Finanças

Por Cacilda Luna

 

A Revista Contabilidade & Finanças da USP está completando 30 anos. Para lembrar a data, além do lançamento de uma edição comemorativa, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) promoverá no dia 24 de julho, às 12h30, mais uma edição do evento Reconhecimento e Reflexão, que há sete anos premia os revisores da revista. Haverá, ainda, uma homenagem aos antigos editores-chefes Lázaro Plácido Lisboa e Gilberto Andrade Martins.

 

Publicada três vezes por ano, com acesso aberto e gratuito, a Revista Contabilidade & Finanças está ligada ao departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP e conta com suporte financeiro da Fipecafi. É a mais antiga publicação na área de Contabilidade. Com a missão de divulgar pesquisas inéditas e relevantes nas áreas de contabilidade, controladoria, atuária e finanças, a RC&F evoluiu ao longo dos últimos anos, conquistando visibilidade e reconhecimento no mundo acadêmico, inclusive internacional. 

 

De uns anos para cá, mudou o projeto gráfico, deixou de ser impressa e passou a ser veiculada exclusivamente por meio eletrônico (http://www.revistas.usp.br/rcf/), de forma concomitante em português e em inglês. Atualmente, o periódico possui conceito Qualis A2 da Capes. O periódico é indexado ao banco de dados do programa SciELO, integrando uma rede de portais e revistas científicas. Seus artigos, de autores nacionais ou estrangeiros, são selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade em um processo de double blind review.

 

No evento Reconhecimento e Reflexão, os atuais editores refletirão sobre a trajetória e as oportunidades do periódico, capitalizando seus 30 anos de existência. O editor-chefe da revista, professor Fabio Frezatti, diretor da FEA, disse que este será “um momento importante não só para a Revista, mas para a comunidade como um todo”. O evento será realizado na Sala da Congregação e terá como público-alvo leitores, autores, avaliadores, editores de outros periódicos e professores em geral.

 

O professor Ariovaldo dos Santos, titular do departamento de Contabilidade e Atuária da FEAUSP, afirmou não ter dúvidas de que a Revista, desde os tempos do “Caderno de Estudos” tem contribuído sobremaneira com a ciência e o ensino da Contabilidade dentro do ambiente acadêmico. “Nesse aspecto, entendo que ela tem cumprido de forma brilhante seu papel”. A revista começou em 1989 com o nome "Caderno de Estudos" até que em 2001 o professor Lázaro Lisboa decidiu pela mudança do nome.

 

Os revisores premiados serão Andson Braga de Aguiar (FEAUSP), que tem como linha de pesquisa o tema “Controladoria e Contabilidade Gerencial”; Edilson Paulo (UFPB, UFRGS e FURB), pesquisador em “Contabilidade para Usuários Externos”; Davi Riani Gotardelo (UFRRJ), estudioso em “Mercados: financeiro, de Crédito e de Capitais”; e Cláudio Ribeiro de Lucinda (FEAUSP), especialista em “Atuária”.


 

 

Data do Conteúdo: 
Quarta-feira, 10 Julho, 2019

Departamento:

Sugira uma notícia