Escritório de Desenvolvimento de Carreiras terá primeira oficina na FEA

Tania CasadoA Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP) irá sediar no próximo dia 16 de abril a primeira oficina de carreira do recém-inaugurado Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP, dirigido pela professora Tania Casado, do departamento de Administração da FEA. Tradicionais nas universidades americanas, onde são conhecidos por Offices of Career, o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação e será o primeiro do tipo numa universidade brasileira.

Durante o lançamento do escritório, nesta terça-feira, dia 29 de março, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, o pró-reitor de Graduação da USP, Antônio Carlos Hernandes, apontou suas principais motivações: a necessidade de orientar os estudantes dos cursos de graduação para o mercado de trabalho; os novos desafios decorrentes das alterações nos subsistemas tecnológico, econômico, político, ambiental e social; a demanda das novas relações de trabalho que mudam para padrões cada vez mais complexos; e a importância de conectar os estudantes às novas oportunidades profissionais.

Hernandes informou que já existem demandas de algumas unidades da USP para realização das oficinas de carreiras. Segundo a professora Tania Casado, a primeira oficina, que será realizada na FEA, deverá reunir cerca de 100 estudantes. Especialista em Gestão de Carreiras, Tania Casado já coordena na FEA o Procar – Programa de Vida e Carreira. Ela revelou que mesmo egressos com um histórico escolar exemplar podem experimentar despreparo ao se depararem com as exigências do mercado de trabalho, principalmente em momento de crise econômica, como a que estamos atravessando no Brasil.

A diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreira disse que os objetivos da Universidade não se restringem somente à oferta de conhecimentos ou mesmo à prática introdutória possibilitada pelos programas de estágio. “A USP, como líder no ensino superior na América Latina, precisa oferecer serviços de apoio à carreira de seus alunos”, justificou. Segundo ela, existem novos desafios em carreira que precisam ser enfrentados, como a competição cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, mudanças nas relações de trabalho e a própria evasão escolar. Além disso, muitas das formações ou especialidades que surgiram ao longo dos últimos anos vão precisar ser realocadas em outras funções.

Tania Casado informou que o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras terá como atividades, além das oficinas de carreiras, elaboração de material para o desenvolvimento da carreira (desde a elaboração de currículo até elaboração de plano de desenvolvimento), preparação para quem busca emprego (desde treinamento para entrevistas até orientações de como se vestir), atividades de autoconhecimento, apoio e discussão do impacto do curso de graduação (desde ampliação do leque de alternativas de aplicação dos conhecimentos acadêmicos até discussão de eventuais problemas de adaptação ao curso), atividades de mentoring e programas individuais de aconselhamento de carreira.

O reitor da USP, Marco Antônio Zago, ressaltou durante o lançamento do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP que os novos tempos provocaram mudanças no perfil dos profissionais. Além do conhecimento específico de sua área, para ser bem-sucedido o indivíduo necessita de outras habilidades, como por exemplo: capacidade de se comunicar, de trabalhar em equipe, de liderar e saber ser liderado. Zago também enalteceu o trabalho dos profissionais que atuarão no Escritório de Desenvolvimento de Carreiras – a maioria deles voluntários – uma vez que, em sua opinião, trabalhar com orientação profissional exige dedicação e treinamento especial.

Participaram do evento o diretor da FEA, Adalberto Fischmann, o chefe do departamento de Administração (EAD) da FEA, Roberto Sbragia, o professor Lindolfo Galvão de Albuquerque (EAD), além de dirigentes de outras unidades da USP, como FEA-RP, Medicina Veterinária e Zootecnia, Escola de Enfermagem, Instituo de Biociências, Instituto de Física, Instituto de Psicologia e Instituto de Geociências.

Serviço:

Escritório de Desenvolvimento de Carreiras
Praça do Relógio, 109 – 3º andar – sala 315
Cidade Universitária – São Paulo
Tel.: (11) 2648-0991

Autora: Cacilda Luna 
Fotos: Ernani Coimbra

Data do Conteúdo: 
quinta-feira, 31 Março, 2016

Departamento:

Sugira uma notícia