Doação de sangue na FEA atrai alunos e funcionários

Por César Costa

 

Mais uma vez a FEA Social, em parceria com o Banco de Sangue Paulista, promoveu a campanha de doação de sangue na faculdade, que foi aberta ao público. O evento ocorreu na última quarta-feira (11) e a iniciativa ajudou no aumento dos estoques de bolsas de sangues que se encontram em estado crítico. 

 

Camila Gonzaga Mizokami, aluna de Economia e presidente do FEA Social, contou que 92 estudantes compareceram ao local (Auditório Safra, Biblioteca FEAUSP) e 88 bolsas foram adquiridas. Para a entidade, o resultado foi muito bom. “A partir de determinada hora, tivemos que limitar a entrada de pessoas porque as enfermeiras estavam no limite de seu horário, e os locais para armazenamento das bolsas estavam quase cheios”, explica  Camila.

 

Ela ainda aponta outro impacto positivo, a chance de receber doações de tipos sanguíneos mais difíceis. “Foi muito significativo. Não só pela quantidade de bolsas, mas porque o estoque de vários tipos de sangue estava em situação crítica”. Camila mencionou a importância de incentivar a prática de doação. “É importante que as pessoas não doam só nos eventos, e sim que vire algo rotineiro de suas vidas”, frisou. 

 

Lucas Santos (foto), estudante do primeiro ano de Economia, foi um dos primeiros a doar. Já tendo feito a mesma ação em outras oportunidades, costumava ir com o pai e, dessa vez, foi com os amigos da faculdade. A proximidade favoreceu muito a doação, que não estava sendo planejada até aparecer a oportunidade na FEA. “Como já estava na faculdade, resolvi doar”. 

 

Vinicius Guimarães dos Santos, aluno de Economia e diretor de eventos da FEA Social, contou que em 2019 conseguiram em média 50 bolsas de sangue. Uma das hipóteses para o número inferior de doações em relação a deste ano, segundo ele, é o fato da doação ocorrer nas dependências da FEA, e não fora da faculdade. “Ano passado havia uma van que buscavam os alunos e os levavam até o local de doação, dessa vez, dentro da própria FEA, foi mais convidativo”, disse.

 

O evento foi aberto para toda comunidade USP e alunos de outras unidades também puderam doar. Esse é o sétimo ano da campanha, organizada pela FEA Social. Existe a possibilidade, de acordo com Camila, do evento ocorrer no próximo ano ou até mesmo realizar mais uma edição nos próximos meses. 

 

Para os que têm interesse em doar sangue e perderam a oportunidade na FEA, podem visitar o site do Banco de Sangue Paulista e agendar sua doação. (https://www.bancodesanguepaulista.com.br/).

 

 

Data do Conteúdo: 
sexta-feira, 13 Março, 2020

Departamento:

Sugira uma notícia