Seminário Terceirização



Descrição

Objetivos:
• Discutir a atual situação do processo de terceirização nas empresas brasileiras.
• Analisar a terceirização sob o ponto de vista da legislação, das empresas e dos sindicatos.

Conteúdo:
O ambiente econômico brasileiro caracteriza-se desde os anos 90 pela maior exigência de competitividade por parte das organizações em geral, e em especial das empresas. A busca por mais eficiência e menos custos, tornou a terceirização uma alternativa bastante comum entre as empresas.

Ao longo dos anos, empresas, os trabalhadores e seus representantes e mesmo o Estado experimentaram a terceirização em praticamente todos os setores. Vinculam-se à terceirização fenômenos como o crescimento do emprego no setor de serviços, redução de funcionários nas empresas primeiras, surgimento de novas práticas de contratação e de gestão da mão-de-obra, por exemplo.

A experiência acumulada pelos diversos atores do mercado de trabalho brasileiro com a terceirização levanta uma série de questões. A busca por maior foco nos negócios foi realmente bem sucedida em todos os casos? De que forma a terceirização vem sendo tratada nas negociações coletivas? Em que medida a legislação trabalhista de fato regula as relações de contratações existentes? Há desrespeito aos direitos dos trabalhadores?

Esse seminário abordará o processo de terceirização sob diferentes pontos de vista. Para tanto, contará com representantes do meio jurídico, do meio empresarial e do movimento sindical. Além disso, a sessão Casos IBRET trará dois casos vivenciados por empresas brasileiras no trato com a terceirização no que se refere à sua negociação ou não no âmbito coletivo.
Data: 
15-09-2009
Duração: 
00:20:01
Categoria: 
Economia do Trabalho e Recursos Humanos

Coordenação

Prof. Dr. Helio Zylberstajn

Participantes

José Carlos Souza, Ademir Figueiredo, José Pastore, Emerson Casali, Ericson Crivelli, Vilma Dias, Almir Munhoz, Vivien Mello Suruagy