Depósito, prazos e defesa de Dissertações e Teses

Aqui estão reunidas as instruções de depósito e defesa de dissertações na FEA/USP, para instruções sobre a Formatação, por favor, consulte "Normas de Formatação de Dissertações e Teses" dos Programas: PPGA, PPGCC, PPGE e MPE.

Depósito

Para efetuar seu depósito são necessários os seguintes arquivos e formulários, sugerimos a seguir os formatos de arquivo e nome dos mesmos quando do envio:

  • Dissertação/Tese - Nome do(a) Aluno(a);
    (um arquivo .pdf, sem proteção de senha ou bloqueio de cópia)
     
  • Resumo e Abstract - Nome do(a) Aluno(a);
    (um arquivo .doc, por favor, enviar este arquivo somente contendo as seguintes informações, (em PT-BR e EN): Título, Resumo e Palavras-Chave)
     
  • Formulário de Composição de Banca - Nome do(a) Aluno(a);
    (em formato .pdf, assinado pelo(a) orientador(a))

*Atenção*: a composição das bancas de Mestrado e Doutorado podem ter diferentes configurações, mas devem sempre seguir as duas regras abaixo, de número de componentes e seus vínculos.

De acordo com o Regimento de Pós-graduação da FEA/USP, em seu Art. 94 a composição das bancas deve:
"§ 4º – Na composição da comissão julgadora de Mestrado e Doutorado, a maioria dos examinadores deverá ser externa ao Programa de Pós-Graduação, sendo pelo menos um externo à Universidade de São Paulo."

E de acordo com o Regimento da Comissão de Pós-graduação da FEA/USP, a composição das bancas deve seguir o formato abaixo:
"IV.1 As Comissões Julgadoras das Dissertações de Mestrado serão compostas por três membros votantes;
IV.2 As Comissões Julgadoras das Teses de Doutorado serão compostas por três membros votantes;
IV.3 As Comissões Julgadoras serão compostas também pelo orientador ou coorientador do candidato, exclusivamente na condição de presidente, sem direito a voto;
"

ATENÇÃO: apesar do não estarmos com atendimento presencial no momento, assim que este for retomado, será solicitada uma via em capa dura das dissertações e teses, para arquivo na Biblioteca da FEA.

Confidencialidade ou não publicação de Dissertações e Teses

De acordo com o Regimento de Pós-graduação da USP, em seu Art. 83§ 3º:
"A pedido do aluno, com anuência do orientador, a Dissertação ou Tese poderá ser mantida em acervo reservado por período de até dois anos, renovável uma vez pelo mesmo período, devendo o pedido ser entregue no momento do depósito."
 

Prazos

O prazo limite para entrega de sua Dissertação/Tese está disponível em sua Ficha de Aluno(a), no campo "Data Limite para o Depósito".
Recomendamos que acompanhem os calendário da CCP e da CPG - PPGA, PPGCC, PPGEMPE -, pois a banca indicada deve ser aprovada em ambas e somente após isso é enviada solicitação da agendamento da defesa.

Após o depósito de seu trabalho, o cadastro no sistema Janus é feito pela Secretaria de Pós-graduação, que cadastra o título e a data do depósito registrados em sua Ficha de Aluno(a) . 

A partir desta entrega, iniciam-se dois prazos que também aparecem em sua Ficha, de acordo com o Regimento de Pós-graduação da USP:

1º - "Data Máxima para Aprovação da Banca": até 45 dias para aprovação da banca pela CPG, a partir do depósito.

Após a aprovação de sua banca é enviado comunicado por e-mail para você e seu(ua) orientador(a) para agendamento da defesa.
Somente após o retorno com a confirmação da data e dos participantes, será enviado convite formal pela Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP, com o trabalho em sua via eletrônica.

*Atenção*: Recomendamos que seja acordado com a banca uma data viável a todo(a)s, de maneira a proporcionar tempo hábil para leitura de seu trabalho após o envio feito pela SPG/FEA.

2º - "Data Máxima para Defesa": até 105 dias para realização da defesa, a partir da aprovação da banca pela CPG.

Após o agendamento realizado por você e/ou pelo(a) orientador(a), a defesa será realizada remotamente com maiores detalhes a seguir:

Defesa

Devido à Pandemia de Covid-19, as defesas estão sendo realizadas de forma totalmente remota e a FEA/USP tem utilizado o aplicativo Zoom.

Para garantir a publicidade e o acesso a interessados em acompanhar as defesas, há transmissão ao vivo no Youtube.

Instruções e Dúvidas

  • A apresentação do trabalho do(a) estudante durará no máximo 60 (sessenta) minutos;
  • Os trabalhos, com a exposição do(a) estudante, a arguição do(a)s docentes avaliadore(a)s e a divulgação do resultado não poderá ultrapassar o tempo total de 03 (três) horas para  defesas de Mestrado e 05 (cinco) horas para Doutorado.
  • Imediatamente após o encerramento da arguição, a comissão se reunirá em sessão secreta, informando o resultado de Aprovado(a) ou Reprovado(a).
  • Será considerado aprovado(a) o(a) candidato(a) que obtiver aprovação da maioria do(a)s examinadore(a)s.

Versão Corrigida

Caso sua banca de defesa sinalize a necessidade de alterações em sua dissertação/tese, o prazo para envio é de 60 (sessenta) dias a contar da data de defesa, de acordo com a Resolução nº 6018, de 13 de Outubro de 2011. Assim como para o envio do depósito, a entrega deverá ser feita através do e-mail da Secretaria de Pós-graduação da FEA (posfea@usp.br), com o envio dos seguintes arquivos e formatos:

  • Dissertação/Tese - Nome do(a) Aluno(a);
    (um arquivo .pdf, sem proteção de senha ou bloqueio de cópia)
     
  • Resumo e Abstract - Nome do(a) Aluno(a);
    (um arquivo .doc, por favor, enviar este arquivo somente contendo as seguintes informações, (em PT-BR e EN): Título, Resumo e Palavras-Chave)
     
  • Autorização do(a) Orientador(a) para depósito - Nome do(a) Aluno(a);(em formato .pdf, assinado pelo(a) orientador(a))

ATENÇÃO

De acordo com a Resolução nº 6018, não é possível alterar somente o título de seu trabalho. Porém é necessário alterar a folha de rosto, conforme orientações na página de "Normas de Formatação de Dissertações e Teses": PPGAPPGCCPPGE e MPE.

Da mesma forma que a Versão Original, será solicitada a versão impressa somente do exemplar em capa dura da versão corrigida para disponibilização na Biblioteca da FEA/USP.