University of Twente

Sobre a instituição 

Fundada em 1961, a University of Twente está localizada na cidade de Enschede, na fronteira da Holanda com a Alemanha. Orgulha-se de oferecer o “único campus verdadeiramente universitário da Holanda”, em forma de parque.

Faculty of Behavioural Sciences, Management and Social Sciences oferece cursos em Inglês nas áreas de Administração  de Empresas, Administração Pública, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

A universidade oferece opções de alojamento para estudantes.

Requisitos de idioma IELTS 6.0, TOEFL iBT 80, TOEIC 790 (contendo ambos os módulos ‘Speaking and Writing’ e ‘Listening and Reading’), Cambridge CPE or CAE – todos com validade máxima de 2 anos, considerando o início do semestre de intercâmbio.

Calendário acadêmico 2017/2018 para simples referência:

 

1º Semestre

2º Semestre

Aulas e Exames Finais

4 de Setembro a 2 de Fevereiro

5 de Fevereiro a 27 de Julho

Sobre o visto para os Países Baixos

O processo de obtenção de visto para os Países Baixos é diferente da maioria dos países. São as próprias universidades neerlandesas que solicitam o visto em nome do estudante estrangeiro, atuando diretamente junto ao Departamento de Imigração local e assumindo certas responsabilidades em nome desses estudantes.

A comprovação de renda – em princípio, um procedimento comum a qualquer processo de visto – deverá ser realizada através de uma remessa internacional do valor mínimo exigido pela imigração neerlandesa (cerca de 5.000 Euro) para uma conta da universidade onde será realizado o semestre de intercâmbio.

Algumas universidades neerlandesas ainda podem aceitar uma carta bancária em inglês (bank statement), comprovando o mesmo valor, no lugar da remessa. Mas essa prática tem sido bastante reduzida nos últimos anos.

Haverá ainda o pagamento da taxa de visto que a maioria das universidades solicita que seja feito via remessa bancária. Essa taxa de visto é independente da comprovação financeira mencionada acima.

Tais procedimentos podem variar conforme a universidade e detalhes a esse respeito serão necessariamente enviados, em tempo oportuno, pela própria instituição para a qual os estudantes forem selecionados.

Quando o visto for aprovado, o Departamento de Imigração neerlandês avisará o Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo. Ou seja, o visto será aprovado no exterior, mas será emitido no Brasil. Isso só costuma ocorrer próximo ao final do semestre de candidatura.

País:

Estado:

Cidade: