Disciplines

Marketing e a Evolução dos Mercados


Discipline: EAD5960-2

Concentration area: 12139

Number of Credits: 8

Course load:

Theoretical
(Per week)
Practice
(Per week)
Studies
(Per week)
DurationTotal
42215120
Goals:
• Objetivo geral: Desenvolver estudos aplicados a diferentes mercados que estão em constante evolução visando o aprofundamento do conhecimento nestes mercados e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa do aluno.
• Mercados abordados:
o Mercado infantil: Compreender o processo de evolução e de socialização do consumidor; Compreender a influência exercida pelos agentes de socialização (pais, escola, colegas, mídia, agente de marketing etc) durante o processo de evolução e socialização do consumidor; Compreender o processo de compra familiar e os papéis de cada um dos participantes no contexto das mudanças sócio-culturais; Compreender como os avanços tecnológicos influenciam o processo de socialização e a participação da criança no processo decisório familiar; Desenvolver a habilidade para desenvolver pesquisas empíricas nesta área de estudos.
o Mercado do idoso: Recursos operantes do idoso (físicos, sociais e culturais) e o impacto no consumo de bens e serviços; Modelos de segmentação do mercado do idoso; Pesquisa sobre vulnerabilidade e o idoso; Artigos e pesquisas nacionais.
o Mídias sociais: ambiente das mídias sociais; mídias sociais e o comportamento do consumidor.
o O Mercado e a Sustentabilidade: Evolução da discussão sobre Responsabilidade Social Corporativa e seu impacto sobre as Atividades de Marketing; Evolução da discussão sobre Sustentabilidade e seu impacto sobre as Atividades de Marketing; A Sociedade do Consumo e o Consumo Consciente


Justification:
A disciplina aborda a relação da área de marketing e os desdobramentos mais recentes da evolução dos mercados e seu impacto na evolução sociocultural do consumidor. Neste sentido são abordados temas variados que incluem questões sobre a socialização do consumidor, mercado infantil, mercado do idoso, mercado da sustentabilidade, mercados impactados por mudanças sociais

Content:
CONTEÚDO (EMENTA):

Aula Conteúdo
1 Apresentação da disciplina
2 Marketing e o Mercado Infantil
3 Processo de socialização do consumidor infantil
4 Processo decisório da família
5 Estilo parental
6 Propaganda e o mercado infantil
7 Métodos de pesquisa com o mercado infantil
8 Apresentação e discussão de projetos de pesquisa
9 Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
10 A Sociedade do Consumo e o Consumo Consciente
11 Ambiente das mídias sociais
12 Mídias sociais - Comportamento do Consumidor
13 Mercado do consumidor idoso
14 Comportamento do consumidor idoso
15 Encerramento e discussão de trabalhos

1º Encontro

Tema: Apresentação da disciplina

Material para leitura:
• VELOSO, HILDEBRAND e CAMPOMAR, 2012. Marketing e o Mercado Infantil. Cengage Learning, São Paulo, 2012.

2º Encontro

Tema: Marketing e o Mercado Infantil

Material para leitura:

• MCNEAL, J. U. The Child Consumer: A New Market. Journal of Retailling, Vol. 45 (2), 1969.
• COUTHEUX, C. T.; UMEDA, G. M. O Comportamento do Consumidor Infantil Diante de Redefinições Sociais. Anais do I Encontro de Marketing da Anpad, Porto Alegre, 2004.
• GROSS (2010) in Marshall, David (2010). Understanding Children as Consumers. Thousand Oaks, CA, USA, Sage, 2010.


3º Encontro

Tema: Processo de socialização do consumidor infantil

Material para leitura:

• JOHN, D. R. (1999). Consumer Socialization of Children: A retrospective Look at Twenty-Five Years of Research. Journal of Consumer Research, 26 (3), 183-213.
• MOSCHIS, George P. The Role of Family Communication in Consumer Socialization of Children and Adolescents. The Journal of Consumer Research. Vol 11(4), 1985, p. 898-914.
• NEELEY, Sabrina. Influences on Consumer Socialisation. Young Consumers. Quarter 1, 2005, p. 63-69.
• GRONHOUG, Kjeil; VENKATESH, Alladi. Products and Services in the Perspective of Consumer Socialisation. European Journal of Marketing. Vol. 20 (10), 1986, p. 55–65..

4º Encontro

Tema: Processo decisório da família

Material para leitura:
• EKSTROM, Karin N.; TANSUHAJ, Patriya S.; FOXMANN, Ellen R. Children’s Influence in Family Decisions and Consumer Socialization – A Reciprocal View. Advances in Consumer Research, Vol. 14, 1987, p.283-287.
BEREY, Lewis A.; POLLAY, Richard W. The Influencing Role of the Child in Family Decision Making, Journal of Marketing Research. Vol. 5 (02), 1968, p. 70-2.
• SZYBILLO, George J.; SOSANIE, Arlene . Family Decision Making: Husband, Wife and Children. Advances in Consumer Research. vol. 4, issue 1, p. 46-49, 197
• MOSCHIS, George P.; MITCHELL, Linda G. Television Advertising and Interpersonal Influences on Teenagers' Participation in Family Consumer Decision. Advances in Consumer Research, Vol. 13 (01), 1986, 181-6.


5º Encontro

Tema: Estilo parental

Material para leitura:

• CARLSON, L., & GROSSBART, S. (1988). Parental style and consumer socialization of children. Journal of Consumer Research, 77-94.
• ROSE, G. M. (1999). Consumer Socialization, Parental Style, and Development Timetables in the United States and Japan. Journal of Marketing, 63(3).
•
• MOSCHIS, George P. The Role of Family Communication in Consumer Socialization of Children and Adolescents. The Journal of Consumer Research. Vol 11(4), 1985, p. 898-914.
• CARLSON, Les; GROSSBART, Sanford; STUENKEL, J. K.. The Role of Parental Socialization Types on Differential Family Communication Patterns regarding Consumption. Journal of Consumer Psychology, Vol. 1 (01), 1992, p. 31 – 52.
• BAUMRIND, D. (1966). Effects of Authoritative Parental Control on Child Behavior, Child Development, 37(4),p.887-907.



6º Encontro

Tema: Propaganda e o mercado infantil

Material para leitura:

• MOSES, L. J., & BALDWIN, D. A. (2005). What Can the Study of Cognitive Development Reveal About Children’s Ability to Appreciate and Cope with Advertising? Journal of Public Policy & Marketing, 24 (2), 186–201
• OATES, C.; BLADES, M.; GUNTER, B.; Don, J. Children’s understanding of television advertising: a qualitative approach. Journal of Marketing Communications. Vol. 9, 2003, p. 59–71.
• BOTELHO, J. O Conar e a regulação da publicidade brasileira. Líbero – São Paulo – v. 13, n. 26, p. 125-134, dez. de 2010.
• YOUNG, Brian. Children and Advertising in MARSHAL, David. Understanding Children as Consumers, Sage, 2010.
• CHAN, Kara. Hong Kong Children’s Understanding of Television Advertising. Journal of Marketing Communications. Vol. 6, 2000, p. 37-52.
• LAWLOR, Margaret-Anne; PROTHERO, Andrea. Children’s Understanding of Television Advertising Intent. Journal of Marketing Management. Vol. 19, p. 411-431.
• MARTIN, Mary C. Children's understanding of the intent of advertising: A meta-analysis. Journal of Public Policy & Marketing. Vol. 16(2), Fall 1997, p. 205-216.
• OATES, C., BLADES, M., GUNTER, B., & DON, J. (2003). Children’s understanding of television advertising: a qualitative approach. Journal of Marketing Communications, 9, 59–71.
•

7º Encontro
Tema: Métodos de pesquisa com o mercado infantil

Material para leitura:
• FARGAS-MALET, Montserrat; MCSHERRY, Dominic; LARKIN, Emma; & ROBINSON, Clive (2010). Research with children: methodological issues and innovative techniques. Journal of Early Childhood Research, Vol. 8, p. 175.
• Cox, S. (2005). Intention and Meaning in Young Children´s Drawing. JADE, 24 (2), 115-125.
• VELOSO, A. R., HILDEBRAND, D. F. N. DARÉ, P. R. C.; CAMPOMAR, M. A Criança no Varejo de Baixa Renda. RAE eletrônica. vol.7 no.2 São Paulo Julho/Dezembro, 2008.


8º Encontro

Tema: Apresentação e discussão de projetos de pesquisa


9º Encontro

Tema: Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa

Material para leitura:
• ELKINGTON, John. Triple bottom-line reporting: looking for balance. Australian CPA, March, 1999, 69(2), p18.
• LUCHS, Michael G.; NAYLOR, Rebecca W.; IRWIN, Julie R.; RAGHUNATHAN, Rajagopal. The sustainability liability: potential negative effects of ethicality on product preference. Journal of Marketing, September 2010, 74(5), p18.
• CHEIT, Earl F. Why managers cultivate social responsibility. California Management Review, Fall, 1964 7(1), p3.
• HARRIS, Susan M.. Does sustainability sell? Market responses to sustainability certification. Management of Environmental Quality: An International Journal. 2007, 18(1), p50.
• PORTER, Michael E.; KRAMER, Mark R.. Strategy & Society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard Business Review, December 2006, p1.
• PRAHALAD, C. K.; NIDUMOLU, Ram; RANGASWAMI, M.R. Why sustainability is now the key driver of innovation. Harvard Business Review, September 2009.


10º Encontro

Tema: A Sociedade do Consumo e o Consumo Consciente

Material para leitura:

• ASSADOURIAN, E. Ascensão e queda das culturas de consumo. Estado do Mundo 2010. Transformando culturas – do consumismo à sustentabilidade. Washington: World Watch Institute, 2010.
• FONTENELLE, Isleide Arruda. Consumo ético: construção de um novo fazer político? Revista Psicologia Política. 2006, 6(12).
• LUCHS, Michael G.; OZANNE, Lucie K.; THOGERSEN, John. Sustainable consumption: opportunities for consumer research and public policy. Journal of Public Policy & Marketing, Spring 2011, 30(1), p31.
• NGOBO, Paul V. What drives household choice of organic products in grocery stores? Journal of Retailing, 2011, 87(1), p90.
• PAPE, Jessica; RAU, Henrike; FAHY, Frances; DAVIES, Anna. Developing policies and instruments for sustainable household consumption: Irish experiences and futures. Journal of Consumer Policy, March 2011, 34(1), p25.


11º Encontro

Tema: Ambiente das mídias sociais

Material para leitura:

• OGNEVA, Maria. Why Your Company Needs to Embrace Social CRM. http://mashable.com/2010/05/21/social-crm/
• O'REILLY, Tim. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software.


12º Encontro

Tema: Mídias sociais - Comportamento do Consumidor

Material para leitura:
• PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants, On the Horizon, Vol. 9 No. 5, October 2001.
• MINTON, E., LEE, C., ORTH, U., KIM, C. H., & KAHLE, L. (2012). Sustainable marketing and social media: A cross-country analysis of motives for sustainable behaviors. Journal of Advertising, 41(4), 69-84.

13º Encontro
Tema: Mercado do idoso

Material para leitura:
• BARON, S. (2008). An elder's reflection on marketing to the elderly. Marketing Review, 8(4).
• MOSCHIS, G. P., MOSTELLER, J., & FATT, C. K. (2011). Research Frontiers on Older Consumers' Vulnerability. Journal of Consumer Affairs, 45(3), 467-491.
• JOHN, D. R., & COLE, C. A. (1986). Age differences in information processing: Understanding deficits in young and elderly consumers. Journal of Consumer Research, 13(3), 297.

14º Encontro
Tema: Comportamento do consumidor idoso

• YOON, C., COLE, C. A., & LEE, M. P. (2009). Consumer decision making and aging: Current knowledge and future directions. Journal of Consumer Psychology, 19(1), 2-16.
• MOSCHIS, G. P. (1994). Consumer behavior in later life: multidisciplinary contributions and implications for research. Journal of the Academy of Marketing Science, 22(3), 195-204.

15º Encontro

Tema: Encerramento e discussão de trabalhos

Avaliation methods:
Participação em Aula (20%)
- Apresentação de artigos em sala de aula (30%)
- Artigo final (30%)
- Avaliação (20%)

Notes:

Bibliography:
*Serão indicados novos artigos e livros durante o curso para o desenvolvimento da disciplina