Internacionalização de Empresas

Tem foco nas empresas brasileiras que estão se internacionalizando. Este é um processo recente e os referenciais teóricos elaborados a partir de experiência de empresas de países desenvolvidos têm se mostrado pouco apropriado a realidade brasileira. Esta linha de pesquisa tem bases nas contribuições do GINEBRA - Grupo de pesquisa Gestão Internacional das Empresas Brasileiras, com o desenvolvimento do projeto temático aprovado pela FAPESP (sob o número 2004/10231-0), que englobou sete linhas de interesse, e conta com a participação de professores de outros programas, como o da Engenharia de Produção da USP e o da Economia da FEA. Conta com a contribuição dos seguintes grupos de pesquisas:

GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: tem como foco conhecer as melhores estratégias e formas de gestão de empresas e organizações internacionais, considerando o contexto competitivo da economia mundial.

PROASIA - Programa de Estudos da Ásia: tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico e ampliar o relacionamento político e econômico entre o Brasil e a Ásia. O programa desenvolve pesquisas aplicadas sobre a internacionalização das empresas brasileiras e asiáticas, os fluxos de IED e comércio internacional, a evolução do desenvolvimento econômico no leste da Ásia, considerando o papel das inovações tecnológicas, bem como a adoção e difusão de modelos de gestão e negócios.

Departamento:

Área de pesquisa: 
Administração