Economia das Organizações

Site: http://ecodasorganizacoes-com-br.webnode.com/

Esta linha de pesquisa tem como foco o estudo da política dos negócios e economia de empresas e abrange as pesquisas no campo da economia das organizações, mantendo interfaces com as atividades de agronegócios e de estudos do varejo, que de certa forma desmembraram-se da mesma área. Beneficia-se da intensa participação de entidades internacionais e do intercâmbio de pesquisadores de universidades estrangeiras. A linha é apoiada pelos programas de pesquisa:

PENSA - Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial: realizam-se estudos e atividades ligados à Economia e Gestão dos sistemas agroindustriais brasileiros e estrangeiros. Tem como foco também em empresas, organizações de classe, universidades e governos, com o aporte de conhecimento sobre o funcionamento das cadeias e redes de produção nos agronegócios. O fundamento teórico do grupo é a Economia Industrial, a Economia das Organizações e a Nova Economia Institucional, com ênfase no estudo das relações contratuais nos agronegócios. O PENSA contribui para a formulação de políticas públicas e de estratégias privadas para o desenvolvimento do sistema agroindustrial brasileiro;

PROVAR - Programa de Administração de Varejo: foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor de varejo, que é um dos maiores setores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo;

CORS - Center for Organization Studies é um núcleo de pesquisa da Universidade de São Paulo, formado por uma rede de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais. Tem como objetivos desenvolver o conhecimento teórico e empírico sobre a lógica e a dinâmica das estratégias das organizações em cadeias de valor e contribuir na elaboração de políticas públicas e privadas para a promoção da competitividade e do desenvolvimento organizacional e regional.

CEDEO Centro de Estudos em Direito, Economia e Organizações: dado o isolamento que caracteriza os estudos de direito, economia e organizações, o grupo foi criado com o objetivo de oferecer uma abordagem interdisciplinar entre estas áreas, unindo a Faculdade de Direito da USP e a FEA, visando a analise das instituições e organizações que moldam as possibilidade de desenvolvimento sócio-econômico. Os temas fundamentais da pesquisa são direito de propriedade, análise institucional, tradições do direito e estudo dos contratos.

 

Departamento:

Área de pesquisa: 
Administração