Pareceres para Disciplinas e Docentes

Algumas solicitações na pós-graduação da FEA/USP devem ser baseadas em pareceres circunstanciados de docente indicado(a) pela Comissão Coordenadora do Programa, dentre elas estão:

Credenciamento e Recredenciamento de Orientadores

Existem três tipos de credenciamento de Orientação e para todas o parecer é exigido, que são:

  • Coorientação: a função é complementar a atuação do(a) orientador(a) na orientação do(a) aluno(a) de Pós-graduação. O(a) coorientador(a) pode ser docente do Programa, da USP ou de outra Instituição;
  • Específica: preferencialmente este será o primeiro credenciamento e é indicado o(a) docente que ainda não possuí vínculo com Programa de pós-graduação da USP.  Esta orientação é válida somente para um(a) pós-graduando(a).

Para mais informações, como prazos e documentação necessária destas solicitações, por favor, consulta a página de Tranferência de Orientador.

  • Plena: após a conclusão de uma orientação específica, o(a) docente pode solicitar seu vínculo ao Programa, de orientação plena;

Cada Programa estabelece seus próprios critérios na avaliação de pedidos de credenciamento e recredenciamento de orientação plena, que devem ser observados na elaboração do parecer, assim como no prazo de validade deste credenciamento, conforme o quadro abaixo:

ProgramaCritérios de Credenciamento Pleno

Validade* (em anos)

Critérios de Recredenciamento Pleno
PPGA

Por favor, consulte os itens XI.1, XI.2 e XI.3 do Regulamento do PPGA.

05 (cinco)Os mesmos do credenciamento pleno e ainda o item XI.4 do Regulamento.
PPGEPor favor, consulte os itens X.1, X.5 e X.6 do Regulamento do PPGE.04
(quatro)
Os mesmos do credenciamento pleno e ainda o item X.7.1 do Regulamento.
PPGCC

Por favor, consulte os itens XI.1, XI.2XI.3, XI.7 e XI.8 do Regulamento do PPGCC.

03
(três)
Os mesmos do credenciamento pleno e ainda o item XI.4 do Regulamento.
MPE

Por favor, consulte os itens XI.1, XI.2XI.6 do Regulamento do MPE.

05 (cinco)Os mesmos do credenciamento pleno e ainda o item XI.3 do Regulamento.


Importante: será considerado recredenciamento a solicitação de credenciamento de orientador(a) encaminhada à CCP em período não superior a dois anos contados a partir da data de vencimento do último credenciamento. Caso a solicitação de recredenciamento não seja aprovada, o(a) docente poderá concluir as orientações em andamento.

Credenciamento e Recredenciamento de Novas Disciplinas e Atualizações

De acordo com o Regimento da Universidade de São Paulo, em seu Art. 65, a cada cinco anos, os Programas e suas áreas de concentração deverão apresentar o conjunto atualizado de suas disciplinas à CPG para fins de recredenciamento.

A ementa proposta das disciplinas devem sempre ser apresentadas através de formulário próprio, sejam novas, para recredenciamento ou atualização antes do final da validade.
A Pró-Reitoria disponibiliza um Roteiro dos trâmites de Credenciamento de Disciplina, que se aplica a todas as situações acima.

Cada Programa tem seus critérios para o credenciamento e recredenciamento de novas disciplinas, conforme o quadro a seguir:

ProgramaCritérios de Credenciamento de Novas DisciplinasCritérios de Recredenciamento
PPGAPor favor, consulte os itens VI.1, VI.2VI.3, VI.5 e VI.6 do Regulamento do PPGA.Os mesmos do primeiro credenciamento e ainda o item VI.4 do Regulamento.
PPGEPor favor, consulte os itens VI.1,VI.2, VI.3, VI.4 e VI.5 do Regulamento do PPGE.Os mesmos do primeiro credenciamento e ainda o item VI.1.2 do Regulamento.
PPGCCPor favor, consulte os itens VI.1 e VI.2 do Regulamento do PPGCC.Os mesmos do primeiro credenciamento.
MPEPor favor, consulte o item VI.1 do Regulamento do MPE.Os mesmos do primeiro credenciamento.