Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE)

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação, matriculados na Universidade de São Paulo, em programas de mestrado ou doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

Para a etapa de Estágio Supervisionado em Docência serão realizados em dois estágios, além da etapa de preparação pedagógica.

No primeiro estágio os alunos receberão uma lista de disciplinas para manifestarem suas preferências e no segundo estágio receberão a indicação da disciplina em que foi alocado. A partir desse momento o aluno poderá fazer sua inscrição para a etapa de Estágio Supervisionado em Docência no Sistema Janus somente na disciplina para a qual foi alocado.

Etapa de Preparação Pedagógica                

Esta etapa assume diferentes formas de acordo com a Comissão do PAE de cada Unidade e independente da forma, deve ser realizada uma única vez, sendo apresentada em três modalidades.

  • Disciplina de pós-graduação oferecendo créditos e voltada para as questões da Universidade e Ensino Superior;
  • Conjunto de conferências condensadas, em menor tempo, com especialistas da área de Educação;
  • Núcleo de atividades (envolvendo preparo de material didático, discussão de currículo, ementas de disciplinas, planejamento de cursos) coordenadas por professores.

É possível consultar as Etapas de Preparação Pedagógica oferecidas em toda a USP, clicando aqui.

Estágio Supervisionado em Docência        

A segunda etapa envolve a participação do aluno em seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos. Assim como na organização e participação em plantões para elucidar dúvidas que podem atrapalhá-lo durante a aplicação de uma prova ou exercício.

O estágio tem carga horária de 6 (seis) horas semanais e será desenvolvido exclusivamente em disciplina de graduação. O estagiário poderá receber um auxílio financeiro mensal desde que não tenha nenhum vínculo empregatício com a Universidade São Paulo. Sendo voluntário ou não, essa etapa do programa não constitui um vínculo empregatício com a USP.

Atenção: a etapa de estágio supervisionado não pode ser realizada antes da conclusão da Etapa de Preparação Pedagógica. 

Inscrições

                                                           ATENÇÃO

As inscrições para o Estágio PAE, com início no  1º semestre de 2021, serão realizadas através do Sistema Janus, no período de 15.12.2020 a 26.01.2021. (O prazo foi prorrogado de 08.01 para 26.01.2021, tendo em vista informação da Comissão Central do PAE, que apresentou a possibilidade). A avalização dos professores orientadores e supervisores poderá ser realizada até o dia 27.01.2021.

 

IMPORTANTE: Excepcionalmente, no 1º semestre de 2021, o Estágio PAE terá início em 01 de março de 2021, tendo em vista o adiamento das aulas de graduação.

Pedimos a gentileza de observarem as informações contidas no Edital anexo, referentes aos prazos e documentos a serem encaminhados ao Serviço de Pós-graduação por e-mail (posfea@usp.br). Ao enviarem mensagens para o referido e-mail, colocarem no Assunto: “ESTÁGIO PAE -1 SEMESTRE -2021”

 

Para efetuar a inscrição na segunda etapa:

Após a divulgação do período pela Secretaria de Pós-graduação, a inscrição segue o passo a passo a seguir:

  • Escolher uma disciplina do semestre seguinte na qual tenha interesse em acompanhar e contatar o(a) docente responsável, para elaborar um Plano de Trabalho da monitoria;
     
  • Preencher a ficha de inscrição no sistema Janus;
     
  • Enviar para a Secretaria de Pós-graduação da FEA a Ficha de Dados Pessoais preenchida:
    Obs. 1: caso tenha sido selecionado(a) como "Bolsista", obrigatoriamente deve apresentar conta corrente de sua titularidade do Banco do Brasil.
    Obs. 2: no campo de "Nome do Beneficiário" é obrigatório indicar familiar beneficiário de seguro em caso de alguma ocorrência grave durante as atividades de estágio.
     
  • Enviar para a Secretaria de Pós-graduação da FEA a declaração de participação na Etapa de Preparação Pedagógica, exceto para quem a concluíu na FEA/USP ou concluído disciplina habilitada para tal, de acordo com a página da Pró-Reitoria de Pós-graduação;
     
  • Por fim, antes do início do estágio é necessário gerar o "Termo de Compromisso" no sistema Janus e enviá-lo à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP assinado por você e por mais duas testemunhas - que podem ser colegas, familiares, etc.

Acompanhamento

O estágio PAE tem duração de 05 (cinco) meses, durante os seguintes períodos:

1º Semestre
(01/03 a 31/07)
2º Semestre
(01/07 a 30/11)
MêsFolhaMêsFolha

Março 

03
 (21/02 a 20/03)
Julho07
 (01/07 a 20/07)
Abril04
 (21/03 a 20/04)
Agosto08
 (21/07 a 20/08)
Maio05
 (21/04 a 20/05)
Setembro09
 (21/08 a 20/09)
Junho06
 (21/05 a 20/06)
Outubro10
 (21/09 a 20/10)
Julho07
(21/06 a 20/07)
Novembro 11
 (21/10 a 20/11)
Agosto08
(21/07 a 31/07)
Dezembro12
(21/11 a 30/11)

Ao longo do semestre será necessário entregar à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP 06 (seis) "Folhas de Frequência" assinadas por você e pelo(a) docente supervisor(a) da disciplina.
Estas folhas podem ser geradas no sistema Janus e devem conter somente a quantidade de horas semanais do estágio, iguais a 06 (seis) horas, cumpridas em um ou mais dias.

Pagamento de bolsistas

O estágio PAE seleciona bolsistas e voluntários, de acordo com os inscritos de cada Programa em cada semestre e a quantidade de bolsas disponíveis.

Caso você tenha sido selecionado(a) como "Bolsista" terá direito a receber uma bolsa auxílio após a entrega da "Folha de Frequência" de cada mês do estágio.
Este pagamento é realizado sempre no 5º dia útil de cada mês subsequente ao período da Folha, em sua "conta salário" do Banco do Brasil informada na inscrição. 

Finalização e Créditos

Além de todas as cinco Folhas de Frequência, o(a) monitor(a) PAE deve entregar à Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP dois documentos para finalizar seu período de estágio, que são:

Atenção: caso tenha direito aos créditos, estes não são cadastrados automaticamente em sua Ficha de Aluno(a), esta documentação deve ser aprovada na Comissão do PAE e na CCP de seu Programa.
Somente após essas aprovações este cadastro será feito pela Secretaria de Pós-graduação da FEA/USP.