Tese de pós-doutorado busca rever fatos sobre licitações no final do século XVIII

Professora analisa contratos régios em parceria com pesquisadores portugueses

A professora Maria Lucília Araújo, apresentou ontem, dia 29 de setembro, uma parte do que será seu trabalho de pós-doutorado. Formada em História, com doutorado em História Econômica, a professora faz seu pós-doutorado em parceria com historiadores portugueses, explorando aspectos da economia nos anos da passagem do século XVIII ao XIX.

Com o nome de Contratos régios e contratadores da capitania de São Paulo, 1765-1808, a professora explora licitações de contratos régios arrendados por negociantes da época, além de propor uma releitura de alguns aspectos da literatura clássica sobre esta época.

A professora iniciou sua exposição com uma breve contextualização do período, comentando o interesse fiscal que Portugal tinha no Brasil. Além de comentar a literatura à qual pretende apresentar um contraponto, Caio Padro e Sérgio Buarque de Holanda foram alguns dos nomes citados.

Ao fim da apresentação, a professora apresentou uma relação dos que foram os maiores arredadores, mostrando que a maioria deles era de São Paulo, combatendo o argumento de que os arredadores costumavam ser de Lisboa. Porém, apesar da grande participação nos projetos licitatórios, eles não chegaram a possuir grandes fortunas.

A professora ainda relacionou estes nomes com o processo de independência, mostrando que eles tiveram papéis significantes no processo de independência do Brasil.

Data do Conteúdo: 
quarta-feira, 30 Setembro, 2009

Departamento:

Sugira uma notícia