Professor Eleutério Prado lança novo livro

"Economia, complexidade e dialética" analisa complexidade do sistema econômico

O professor do Departamento de Economia da FEAUSP, Eleutério Prado, lançou um novo livro, intitulado Economia, complexidade e dialética, através da editora Plêiade. O professor pretende demonstrar através do livro, a complexidade do sistema econômico, pois o sistema possui muitos agentes heterogêneos atuando de modo descentralizado. Estes agentes interagem sob certas condições estruturais e mantém a propriedade de auto organização.

A argumentação no livro do professor Eleutério segue uma linha de raciocínio que tem seu início na discussão de conceitos analíticos, passando por uma comparação da complexidade para Roy Bhaskar com a concepção dialética dos teóricos Hegel e Marx. Após isso, são questionados alguns fundamentos do sistema econômico sustentado pelas teorias neoclassicistas.

Finalmente a compreensão de sistema econômico, como um sistema complexo de Hayek, é examinada. O professor Eleutério então compara a visão evolucionista de Hayek com a visão reflexiva do processo social e histórico e mostra como esse evolucionismo fundamenta o liberalismo contemporâneo, que segundo o professor, nunca se envergonha e nunca se arrepende de nada.

Data do Conteúdo: 
domingo, 15 Novembro, 2009

Departamento:

Sugira uma notícia