Professor da Harvard University apresenta paper na FEAUSP

Análise de choques econômicos na primeira república é tema de pesquisa

O professor da Harvard University, Aldo Musacchio, apresentou nesta sexta-feira, 9 de outubro, o seu paper: Can Endowments Explain Inequality? State Governments and the Provision of Public Goods in Brazil, 1889-1930. A pesquisa é movida pela inegualdade da sociedade brasileira atual.O pesquisador procura relacionar a utilização do dinheiro ganho pelos estados brasileiros no período da primeira república, de 1889 a 1930, para analisar os impactos econômicos existentes até hoje.

O professor mostra que os estados com maior arrecadação per capita, foram os maiores exportadores de commodities como borracha, café e erva mate. Uma maior arrecadação possibilitou um gasto maior per capita em infra estrutura, segurança e educação pública.

O professor Musacchio também apresenta alguns dados relacionando número de escravos com gasto total público ou número de escravos com distribuição de terra. A maioria dos gráficos mostra que um maior número de escravos, resulta em menores investimentos e maior desigualdade. Outra comparação de informações, mostra que quanto menor o investimento público, maior a mortalidade do estado.

Uma breve análise teórica realizada pelo pesquisador, mostra que caso um estado não produtor de café, passasse a poder produzir café em seu território e lucrar com sua exportação, aumentaria em aproximadamente 355% do investimento em infraestrutura ou 71% na segurança pública, por exemplo, mas são apenas especulações teóricas.

Interesses da elite
Uma pergunta apresentada durante o seminário foi com que interesses a elite da época, controladora dos investimentos do estado, permitiu o investimento deste dinheiro em benefício do povo em geral, ao invés de construções ou melhoria de estruturas direcionadas apenas à própria elite.

Uma possível resposta seriam interesses políticos. Quando foi instaurado o requisito de alfabetização para o cidadão poder votar, os governantes ou coronéis passaram a precisar do mínimo de educação dos cidadãos para contar com um poder de barganha maior no cenário político nacional. O professor Mosacchio diz que “a elite fez a coisa certa, pelo motivo errado”.

Como conclusão do paper, o professor apresentou que o nível de gastos públicos na época da primeira república, está correlacionado com o PIB total dos estados hoje. O choque econômico causado pelas commodities foi temporário, porém os gastos do capital gerado por eles foram em áreas que influenciaram em níveis posteriores, aparentando um choque mais longo.

sexta-feira, 9 Outubro, 2009