Professor apresenta artigo de história econômica analisando investimento externo na indústria

Seminário foi organizado pelo núcleo de pesquisa Hermes & Clio

Nesta quarta-feira, 14 de outubro, o professor Marcelo Curado, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, apresentou sua pesquisa intitulada Investimento direto e externo e industrialização no Brasil. O seminário foi organizado pelo núcleo de pesquisa Hermes & Clio.

O objetivo principal do trabalho é observar a relevância de investimentos estrangeiros no desenvolvimento da indústria brasileira. Este artigo analisa o período de 1860 a 1980, segundo o professor Curado havia a necessidade de um recorte temporal para que ocorresse uma simplificação possibilitando o trabalho.

O artigo divide-se em partes, análise da literatura clássica sobre o assunto e análise do caso brasileiro em si. O professor Curado acredita que existe uma necessidade de entender a importância do investimento direto para que se possa entender a estrutura produtiva vigente.

A análise do caso brasileiro é dividido em 3 períodos e utiliza três variáveis como ponto central da análise. As variáveis são volume de investimento, concentração setorial e origem de propriedade do capital.

As observações aplicadas nos diferentes períodos mostram que os investimentos estrangeiros só se fez de primária importância no período após 1955, até 1980, quando a análise do artigo termina. Anteriormente a isso, havia investimento estrangeiro, no entanto sua importância era de certa forma reduzida, secundária.

Assim, o artigo comprova que para uma análise consistente de investimento estrangeiro, não é possível que se atenha somente à teorias, uma vez que os panoramas internos e externos dos países acabam por ser o fator mais determinante no momento da escolha dos locais de aplicação do capital.

quarta-feira, 14 Outubro, 2009