Presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar palestra na FEAUSP

Marcos Jank comenta certificação socioambiental e papel da indústria canavieira no cenário internacional

O Instituto de Relações Internacionais realizou nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, um seminário na FEAUSP. Marcos Jank, hoje presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), palestrou sobre o tema O Brasil e a certificação socioambiental: O caso do etanol. O ex-professor de economia e comércio exterior da USP ainda apresentou um panorama geral sobre o setor sucroenergético, tanto nacional quanto internacional.

Jank ressaltou o pioneirismo do Brasil no setor, mostrando que as relações do país com plantações de canaviais vêm desde os tempos coloniais. Hoje o setor se apresenta de forma muito avançada tecnologicamente no Brasil, que possui cerca de 20% da produção mundial de açúcar e 30% da produção de etanol.

Novos players no setor
O setor sucroenergético vem passando por mudanças nos últimos anos, devido a novos assuntos presentes nas agendas políticas internacionais. Diversos setores passaram a ter novos interesses na produção canavieira e seus derivados, entre eles representantes dos setores automobilístico, como Toyota e Mitsubishi, bioplástico com a Dow Chemical e do setor petrolífero, com a participação da Petrobrás.

As perspectivas para o setor são prósperas, hoje o Brasil toma conta de 60% das exportações de etanol mundiais, e este setor ainda está em pleno crescimento e as perspectivas são de aumento da participação do país no mercado.

Sobre as certificações em si, Marcos Jank comentou sobre o processo de criação de um certificado socioambiental e a importância de que os certificados não fiquem restritos apenas ao ambiental, mas levando em conta também os aspectos econômicos e sociais, podendo alcançar assim a almejada sustentabilidade. Jank ainda ressaltou o número exacerbado de certificados atualmente, dizendo que em alguns anos, poucos deles devem se estabelecer e permanecer no cenário.

Data do Conteúdo: 
sexta-feira, 30 Outubro, 2009

Departamento:

Sugira uma notícia