Minicurso sobre história econômica é oferecido na FEAUSP

Profesor de Harvard ministra curso com ênfase em globalização e perspectiva histórica

O professor Jeffrey Williamson, da Harvard University, apresenta nesta semana um minicurso na FEAUSP. Intitulado Growth, Inequality and Globalization in Historical Perspective. O professor especializado em história econômica ministra aulas do dia 20 ao 23 de outubro. Segundo o próprio professor Williamson, as aulas serão um “curso muito curto sobre globalização e história”, ele espera poder retornar à FEAUSP para algum curso mais longo no futuro.

A primeira aula do curso controu com a presença de professores e alunos. As boas vindas ao professor Williamson foram dadas pelo professor responsável pelo curso, Renato Colistete e pelo professor Joaquim Guilhoto, chefe do Departamento de Economia. O professor Guilhoto ressaltou o interesse do Departamento de Economia da FEAUSP, disse esperar que este seja um primeiro passo de uma parceria mais longa.

As aulas serão sempre às 11h30, na sala A3 do FEA-I. Os temas das aulas serão From Mercantilism through the First Global Century, que aconteceu nesta segunda-feira, Globalization in the Periphery: De-Industrialization and Re-Industrialization, será ministrada na terça-feira, dia 21 e por último, na sexta-feira, Latin American Inequality in the Very Long Run.

From mercantilism through the first global century
A primeira aula apresentada pelo professor Williamson fez uma análise através do início do século XVI até aproximadamente 1800. Com isso o professor buscou explicar o boom do comércio europeu e fazer uma introdução ao século XIX.

Segundo o professor, a partir de 1820 a economia global da época passou por o que foi um processo intenso de globalização, maior até do que os processos contemporâneos.

As aulas do professor Williamson continuam na FEAUSP na quarta-feira e sexta-feira.

terça-feira, 20 Outubro, 2009