Enxofre no Diesel: seminário socioambiental



FEA-USP realizará dia 9 debate
sobre a questão do enxofre no diesel

Especialistas convidados analisarão os motivos do adiamento da entrada
em vigor da norma técnica que determina a redução da quantidade de partículas de enxofre nesse combustível

São Paulo 05 de dezembro de 2008 – O Núcleo de Economia Socioambiental da USP (NESA) e o Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente da Unicamp (NEA) realizarão terça-feira (9), das 10 às 13 horas, na FEA-USP, um debate de especialistas sobre a questão do enxofre no óleo diesel. A discussão focalizará as razões que provocaram o adiamento da entrada em vigor da norma técnica que determina uma redução substancial da quantidade de enxofre nesse importante combustível, apesar do impacto negativo dessa decisão para a saúde pública.

Participarão do evento os professores Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia da FEA, e Paulo Saldiva, da Medicina USP, o promotor de Justiça e Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, José Ismael Lutti, Henry Joseph Jr., presidente da comissão energia e meio ambiente da ANFAVEA, e Frederico Kremer, da diretoria de Abastecimento da Petrobrás.



QUESTÕES EM ABERTO

Tanto a Petrobrás como a indústria automobilística brasileira caracterizam-se por padrões de inovação tecnológica de ponta. São organizações que procuram levar adiante políticas de responsabilidade socioambiental. Por isso mesmo, é surpreendente que elas se exponham a um julgamento negativo por parte de vários de seus stakeholders em torno do problema do enxofre no diesel.

O que explica o adiamento na implantação de uma norma técnica tão importante para a saúde pública? Por que razão empresas tão eficientes, organizadas, inovadoras e abertas ao diálogo social não conseguiram organizar-se para responder à demanda pública? Essas e outras questões serão tratadas pelos especialistas convidados.

Local: Sala da Congregação da FEA-Prédio FEA 1, av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP)
O evento será transmitido pelo site www.iptv.usp.br
________________________________________


FEA-USP
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade. Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade no Brasil, a FEA-USP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação
Tel: (11) 5182-1806
Antonio Carlos de Godoy antonio.godoy@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br





 

Data do Conteúdo: 
segunda-feira, 8 Dezembro, 2008

Departamento:

Sugira uma notícia