Doutorando em Columbia apresenta tese na FEAUSP

Análise de investidor frente ao mercado é tema de paper de doutorado

Nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, o doutorando em economia Bruno Giovannetti apresentou o paper que constitui sua tese na FEAUSP. Denominado Quantile-utility asset pricing (traduzido para Utilidade quantílica e asset princing, pelo pesquisador) o artigo busca rever conceitos dentro de risco no mercado.

A questão que move toda a pesquisa do doutorando da Columbia University, nos Estados Unidos, é como os preços de ativos financeiros, como ações na bolsa, se relacionam com variáveis macroeconômicas. O trabalho de Giovannetti busca inovar no modo como o risco é encarado dentro do mercado econômico. Através da obtenção deste novo modelo o pesquisador devolve um asset princing, baseado nele.

Investidores
Através da pesquisa, Giovannetti já obteve algumas conclusões dentro da pesquisa em ainda está em curso e aperfeiçoamento. Entre as conclusões o doutorando apresenta um modelo de investidor.

Quando confrontados a teoria e os dados empíricos, obtêm-se a informação que o investidor representativo, simplificando, encontra-se entre o agente Max-min (tido pelo autor como um agente totalmente pessimista em relação aos investimentos) e um agente de risco neutro.

Segundo o autor, os resultados obtidos através das pesquisas evidenciam em favor de uma maximização de utilidade quantílica como uma caracterização de atitudo frente a decisão sob incertezas do mercado econômico.

Data do Conteúdo: 
segunda-feira, 5 Outubro, 2009

Departamento:

Sugira uma notícia