Trancamento total

Entende-se por trancamento total de matrícula a interrupção das atividades escolares em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado.

- A solicitação do trancamento é realizada através de formulário próprio, disponibilizado pelo Serviço de Graduação, indicando os motivos que o impedem de prosseguir suas atividades escolares.

- Conforme Artigo 4º da Portaria FEA-28 de 17 de abril de 2012, não será autorizado o trancamento total ou parcial de matrícula ao aluno que for reintegrado ao curso.

- O aluno poderá solicitar o trancamento total de matrícula em qualquer época do ano, sendo que os pedidos realizados após a 4ª semana de aula deverão conter o atestado de frequência de todas as disciplinas em que o requerente esteja matriculado no semestre atual.

Atenção: Para formalizar o trancamento total de curso, neste 1º semestre de 2021, até o dia 14 de maio de 2021 não há necessidade de anexar  atestado de frequência das disciplinas matriculadas do atual semestre, após esta data entrar em contato com o Serviço de Graduação da FEA, através do e-mail: alunofea@usp.br .

- Se a solicitação for feita durante o transcurso das aulas, o aluno não poderá estar reprovado por frequência em disciplinas cuja soma dos créditos ultrapasse 25% (vinte e cinco por cento) do total de créditos em que estiver matriculado. Exemplo, o aluno que está matriculado em 24 créditos só poderá estar reprovado, por frequência, no máximo em disciplinas cuja soma totalize 6 (seis) créditos.

- Caso o aluno não tenha feito matrícula no período estipulado no calendário USP, e, consequentemente, não esteja frequentando as aulas regularmente, este poderá realizar o pedido de trancamento total até a 4ª semana de aula do semestre.

- Para aqueles alunos que estão matriculados, e que não estejam frequentando regularmente as aulas poderão realizar o pedido de trancamento total até a 4ª semana de aula do semestre.          

- A soma dos períodos de trancamento total de matrícula do aluno não poderá exceder a 03 (três) anos, nas seguintes condições:

  a) até 02 (dois) anos, justificativa simples;

  b) após esse período, até mais 01 (um) ano, quando a solicitação for devidamente justificada, a critério da Comissão de Graduação, que analisará e emitirá um parecer sobre o caso.

  - Não ultrapassando este prazo, o aluno terá o direito de retornar em sua própria vaga, devendo submeter-se às adaptações curriculares julgadas necessárias pela Comissão de Graduação.

  - Não é permitido o trancamento total de matrícula ao aluno que não tenha obtido pelo menos 24 (vinte e quatro) créditos em seu currículo, ressalvados os casos excepcionais, que serão julgados pela Comissão de Graduação.

  - Para a verificação dos 24 créditos necessários para o trancamento total será considerado as disciplinas que o aluno tenha cursado e aprovado, aproveitamento de estudos e dispensas não são contabilizadas neste processo.

  - O período em que o aluno estiver legalmente afastado, em virtude de trancamento total de matrícula, não será computado nos cálculos relativos ao cancelamento de matrícula (Resoluções CoG 3761/90 e 4811/00).

Atenção: No ano de 2021, em virtude da pandemia da Covid-19, a Pró-Reitoria de Graduação da USP autorizou, que todos os pedidos de trancamento total (que não se enquadram na normas da USP) devem ser analisados pela Comissão de Graduação baseado nos fatos apresentados.   

Observação: Para tornar mais simples o processo de preenchimento (sem a necessidade de impressão do formulário) e envio do requerimento, por favor, siga às orientações abaixo:   

Passo a Passo - 1º, clicar no requerimento, após, fazer o download (por exemplo na área de trabalho do seu computador) e salvar. Em seguida, no arquivo salvo no seu computador, abrir o requerimento e realizar o preenchimento completo, depois salvá-lo (tipo de arquivo Adobe PDF). Para concluir o processo deve realizar o envio através do seu e-mail @ USP.br  para o Serviço de Graduação da FEAUSP (alunofea@usp.br).

Dúvidas, fale conosco - alunofea@usp.br