Mestrado - O impacto do INCLUSP no acesso à Universidade

21/08/2019 - 11:00 até 14:00

Marília Gouvêa De França Pereira

Mestrado - O impacto do INCLUSP no acesso à Universidade

Orientadores: Profs. Drs. Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan e Vincent Vandenberghe

Comissão: Profs. Drs. Raphael Bottura Corbi, Marta Teresa da Silva Arretche e Ricardo de Abreu Madeira

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

A Universidade de São Paulo (USP) implementou sua primeira política de ação afirmativa (AA) para o acesso à universidade em 2007. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos nocorpo discente, bem como a eficácia das ações afirmativas baseadas em bônus em geral.
Esta dissertação realizou uma avaliação detalhada deste programa, chamado INCLUSP, usando o método de diferenças-em-diferenças. Medimos o efeito do programa na probabilidade de candidatos elegíveis entrarem na universidade e analisamos o perfil dos alunos antes e depois do INCLUSP. Com os resultados, esperamos contribuir tanto para a literatura acadêmica quanto para o debate sobre políticas públicas na USP e outras universidades. Encontramos que a probabilidade de admissão de candidatos elegíveis aumentou significativamente após a implementação da AA e que a política também parece ser redistributiva em relação às características socioeconômicas dos alunos admitidos.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos